Junho Violeta 2022 - Dr. Hilton Oliveira

Junho Violeta 2022

O que muita gente não sabe é que o CERATOCONE é uma doença bem comum que atinge pessoas em qualquer idade. Estimativas apontam que são 4 a 600 casos por 100 mil indivíduos no mundo e no Brasil temos por ano 150 mil pessoas afetadas (e muita gente não sabe que tem o problema).

O ceratocone afeta a córnea, mudando a espessura e a curvatura, deixando-a parecida como um cone, que afeta a visão. A doença é progressiva e pode evoluir até os 35 anos de idade, quando pode estabilizar.

O Ceratocone é uma doença muito comum que atinge pessoas de todas as idades. É possível que você nunca tenha ouvido falar e tenha o problema ou que conheça alguém com ceratocone. Por isso que a ida ao oftalmologista é muito importante para diagnóstico, e quanto mais cedo identificar melhores são as opções de tratamento.

O ceratocone pode ser avaliado em graus evolutivos diferentes. São quatro níveis que indicam a gravidade da doença. Confira:
✳️Grau 1: chamado Incipiente, ocorrem sintomas leves, com a visão boa e poucos erros refrativos.
✳️Grau 2: chamado Moderado, a acuidade visual começa a ser afetada, com erros refrativos e visão dupla, manifestando necessidade de óculos ou lentes de contato.
✳️Grau 3: chamado Alto, é um estágio avançado no qual a visão está muito afetada e com necessidade de procedimento cirúrgico.
✳️Grau 4: chamado Avançado, é um grau considerado grave, com sintomas severos, e comprometimento de quase toda a visão e recomendação do transplante de córnea.

O ceratocone não tem cura e a doença é progressiva, vai gradativamente afetando a qualidade da visão.
O ideal é tratar desde o começo para evitar que chegue à perda total da visão. Em alguns casos muito avançados pode levar à cegueira, que pode ser reversível. Com a evolução do ceratocone, é muito difícil manter o uso dos óculos como solução, pois o grau muda frequentemente e não corrige o problema. Para corrigir a curvatura da córnea e deter a progressão do ceratocone, existem alguns tratamentos de ponta, avançados e muito eficazes.

Confira os sintomas que podem alertar para existência do ceratocone:

Fundamental para quem tem ceratocone, a topografia de córnea ou Pentacam é uma avaliação oftalmológica que analisa diversos aspectos da córnea, transparência do cristalino e verificação de alterações na região anterior do olho (íris, os corpos ciliares e o cristalino).