FAQ - Dr. Hilton Oliveira

CATARATA

Pós operatório
Como é a recuperação?

Em quanto tempo a visão volta ao normal?

O curativo deve ser retirado já em casa, no mesmo dia da cirurgia. Neste momento a visão estará embaçada, em poucas horas vai retornando ao normal. Geralmente, no dia seguinte, a visão já estará próximo de 100%.

Vou sentir dor?

Normalmente não. A dor é sinal de alarme e o pronto atendimento do Instituto Penido Burnier deverá ser procurado (antes das 22h).

Vou necessitar de óculos?

Para proteger os olhos nos primeiros dias é aconselhável. Para leitura, após alguns dias, se a Lente Intra Ocular (LIO) escolhida for apenas para longe.

Quais as possíveis complicações?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, é possível que surjam complicações, que são raras. Podem ocorrer complicações possíveis de serem tratadas como: refração residual, opacificação da cápsula posterior, edema macular cistóide, infecção, duplicidade de visão, hemorragia intra-ocular, descolamento de retina, entre outras muito raras.

REFRATIVA

Para quem é indicada?

Para pessoas acima dos 18 anos, que não tenham contraindicações e doenças oculares ou sistêmicas que comprometam a cirurgia.

Como o laser funciona?

MIOPIA: remoção do tecido na região central da córnea, tornando-a mais plana.

HIPERMETROPIA: remoção do tecido na região periférica da córnea, aumentando a curvatura.

ASTIGMATISMO: remoção do tecido em diferentes áreas igualando as curvaturas corneanas.

O que posso sentir após a cirurgia?

É comum inchaço nas pálpebras, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e visão embaçada, por algumas horas apenas. É possível que o paciente tenha também sensibilidade à luz, ardência, ressecamento ocular e dificuldade de ver à noite, temporariamente.

Como é a recuperação?

LASIK: muito rápida, geralmente no dia seguinte a visão já está próxima de 100%. Não se deve esfregar ou bater os olhos. A medicação deve ser usada nos horários prescritos, rigorosamente.

PRK: demora semanas, desconforto inicial. Medicação como acima.

Quais são complicações e riscos de cada procedimento?

LASIK: como acima. Se o paciente esfregar ou bater o olho no pós operatório imediato poderá haver deslocamento do flap, com dobras e pregas.Correção parcial e outras: como acima.

PRK: desconforto e visão embaçada nos primeiros dias é esperado. Se o paciente ficar exposto ao sol pode haver formação de Haze (cicatriz no local do tratamento).

CÓRNEA

Como é a recuperação?

Anel: Muito rápida, geralmente no dia seguinte a visão já está próxima de 100%. Não se deve esfregar ou bater os olhos. A medicação deve ser usada nos horários prescritos, rigorosamente.

Crosslinking: recuperação demora mais de duas semanas. Há desconforto como: ardência, lacrimejamento e visão embaçada nos primeiros dias.

Transplante: demora semanas, com desconforto inicial. Medicação como descrito em anel.

Quais são complicações e riscos de cada procedimento?

Anel:
– Raramente o anel superficializa-se, ficando exposto (extrusão do anel) e deve ser retirado.
– Correção insatisfatória do grau: apesar do objetivo da cirurgia não ser reduzir o grau, isso é também esperado. Poucas vezes isso não ocorre.
– Ceratocone continua aumentando: dificilmente isso ocorre, mas se o paciente esfregar o olho, pode ocorrer.

Transplante:
– Rejeição: Não é comum, mas ocorre, tem tratamento.
– Falência primária do transplante: quando não há compatibilidade já nos primeiros dias, sem sucesso ao tratamento. Se faz necessário novo transplante.
– Astigmatismo: todo transplante cicatriza com astigmatismo. Muitas vezes se faz necessário adaptação de lentes de contato para uma boa visão.

Crosslinking:
– Complicações não frequentes, mas possíveis: persistência de incômodo à luz, formação de cicatriz corneana e não estabilização do ceratocone.

FAQ Dr Hilton
Perguntas Frequentes

Este é um espaço para consultar as perguntas frequentes sobre procedimentos, elas podem resolver muitas de suas dúvidas. Confira!