Distúrbios Oculares - Dr. Hilton Oliveira

Distúrbios Oculares

Outros
Distúrbios Oculares

Conheça alguns distúrbios oftalmológicos comuns que podem ser tratados.

AMBLIOPIA

Também conhecida como olho preguiçoso, a ambliopia ocorre quando um, ou os dois olhos não tem completo desenvolvimento da visão. A visão se desenvolve até os sete anos de idade da criança. É comum a família não perceber que a criança não enxerga com um olho, ou tem maior dificuldade em enxergar. Geralmente a ambliopia se desenvolve no olho estrábico (torto). Quando a criança tem um grau muito mais forte em um olho também pode ocorrer a ambliopia. Após o diagnóstico é possível avaliar qual o melhor tratamento para o caso.

AMETROPIA

São os distúrbios relacionados aos problemas de refração, onde a luz chega de forma incorreta à retina formando as imagens com falta de nitidez e foco. (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo)

BLEFARITE

É uma inflamação na pálpebra, causa geralmente por infecções, inflamações ou relacionada as glândulas sebáceas próximas às pálpebras. Estão mais suscetíveis a desenvolver o problema quem sofre com dermatite seborreica, rosácea, alergias, uso excessivo ou incorreto de maquiagens e de medicamentos para acne.

Os principais sintomas são coceira, irritação, inchaço, vermelhidão, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz

CONJUNTIVITE

A conjuntivite é uma inflamação ocular causada por vírus, bactérias, fungos, alergias, queda de substâncias ou outros fatores. Por isso, a depender da causa, pode ser infecciosa, alérgica ou tóxica.

Como os olhos ficam bem irritados, os sintomas envolvem a vermelhidão ocular, lacrimejamento, secreção, coceira, inchaço nas pálpebras, sensibilidade à luz e dificuldade de enxergar.

ECTASIAS DE CÓRNEA

As ectasias corneanas implicam em alterações na curvatura da córnea. Essas deformidades afetam a visão. O ceratocone é a mais comum.

ESTRABISMO

O desvio nos olhos ocorre devido a problemas na musculatura extrínseca ocular. O movimento dos olhos é controlado pelos músculos que por sua vez são controlados pelo cérebro.

Precisa ser tratado, principalmente nas crianças, para evitar ambliopia.

OLHO SECO

Causado por desequilíbrios na produção lacrimal. Tanto a qualidade das lágrimas quanto a quantidade pode ser afetada. A causa envolve doenças que afetam as glândulas lacrimais, problemas nas pálpebras ou fatores ambientais que ressecam os olhos.

Os sintomas comuns são ardência nos olhos, vermelhidão, coceira, fotofobia, secura e sensação de areia nos olhos.

PTERÍGIO

O pterígio é aquela “pelinha” que cresce na superfície branca do olho, sobre a córnea. Pode ser causado pela exposição solar excessiva. Os sintomas frequentes são ardência, vermelhidão, irritação, sensibilidade à luz e sensação de cisco no olho. É comum em adultos. Muitas pessoas confundem com catarata. A catarata na verdade é a opacificação do cristalino, a lente dentro do olho.

RETINOPATIA DIABÉTICA

O problema ocorre na retina, quando o excesso de glicose prejudica os vasos sanguíneos. Não costuma apresentar sintomas e pode provocar descolamento de retina, hemorragia vítrea e glaucoma, até levar a perda da visão.
Muitas vezes a diabetes é diagnosticada pelo oftalmologista com o exame de fundo de olho. A diabetes é causa de cegueira irreversível, diferente da catarata que é reversível com a cirurgia.
A retinopatia é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. O diagnóstico e acompanhamento médico é fundamental!

HORDÉOLO

Também chamado de hordéolo, é uma infecção bacteriana que acomete as glândulas da região externa da pálpebra. Parece um carocinho, como uma espinha e provoca dor, lacrimejamento e inchaço.