Catarata - Dr. Hilton Oliveira

Catarata

Catarata?

A catarata é uma doença que afeta o cristalino, tornando-o opaco, impedindo a entrada de luz de forma completa, tornando a visão distorcida e embaçada.

O cristalino é uma lente transparente que fica atrás da íris, que foca os raios de luz para que cheguem à retina e formem as imagens. Desta forma, com a opacidade, a luz chega de forma comprometida na retina formando imagens com menor nitidez.

Visão saudável / Catarata

Além da visão borrada, como se houvesse uma névoa, os sintomas principais da catarata são as cores desbotadas, falta de nitidez, imagens turvas e até visão de halos contra a luz. A perda visual é progressiva, ou seja, vai piorando com o tempo, principalmente com o envelhecimento.

A depender da evolução da doença o cristalino pode ficar parcialmente ou totalmente opacificado.

Essa lesão provoca a diminuição da acuidade visual e é a principal causa de cegueira no mundo e está entre as maiores causas de deficiência visual (75%).

A catarata pode ser adquirida, causada por fatores ambientais como traumas, radiação solar, tabagismo, uso de medicamentos, diabetes ou inflamações oculares. Também em casos raros pode ser congênita, quando a criança nasce com a doença devido a problemas na gestação ou questões genéticas.

Costuma ser mais frequente entre pessoas com 50 anos ou mais. A catarata senil é mais prevalente nas faixas etárias acima dos 65 anos e mais de 70% dos casos ocorrem em pessoas acima de 75 anos, de acordo com o CBO.

O oftalmologista deve avaliar o paciente e diagnosticar o problema, indicando posteriormente o melhor tratamento. O ideal é que todos façam consultas regulares para evitar que a doença avance.

A catarata costuma afetar a vida das pessoas, provocando dependência para realizar atividades cotidianas, aumento de quedas, afetando a autoestima e até levando a depressão.

A cegueira provocada pela catarata é reversível. O tratamento cirúrgico é capaz de promover a reabilitação da visão. Hoje em dia as técnicas para cirurgia da catarata estão cada vez mais modernas e seguras, com alta eficácia.