Presbiopia - Dr. Hilton Oliveira

Presbiopia

Presbiopia?

Conhecida como ‘vista cansada’, a presbiopia é um problema que afeta o foco para leitura e para enxergar objetos próximos.

A lente natural do nosso olho, o cristalino, possui uma flexibilidade, relacionada às suas fibras e musculatura do corpo ciliar, que permitem focar a visão ao olhar para longe ou para perto, mudando a curvatura e foco, mecanismo conhecido por acomodação. Com a idade essa fibras endurecem, perde-se essa elasticidade, causando dificuldade para enxergar perto.

Visão saudável / Presbiopia

São comuns sintomas como dor nos olhos, irritação, dor de cabeça, lacrimejamento e cansaço ocular.

O problema está relacionado ao envelhecimento e costuma aparecer depois dos 40 anos.

A presbiopia atinge 18,3 % da população brasileira, ou seja, 100% na população a partir dos 55 anos, totalizando cerca de 39 milhões de pessoas.

Por ser um processo natural relacionado ao envelhecimento, não há prevenção, mas sim alguns cuidados indicados pelo médico oftalmologista para melhoria da qualidade de vida e da visão. Por isso o acompanhamento oftalmológico é primordial.

O mais simples é o uso de óculos para leitura. Estes óculos oferecem foco fixo, ou seja, se calculados para 30 cm não ficarão satisfatórios para o monitor de um computador de mesa, assim como também não permitirão visão para longe, tal como ver pessoas além da mesa de trabalho. Os óculos multifocais vieram para resolver este problema. São mais práticos e elegantes, uma vez que permitem foco em qualquer distância, não se fazendo necessário olhar por cima da armação para enxergar longe.

O tratamento cirúrgico também é possível e seguro, seja com laser (cirurgia refrativa) ou implante de lentes intra oculares.

Monovisão também seria uma maneira de abordar o problema da presbiopia. É quando se usa um olho para longe, o olho dominante, e o outro olho para perto. Isso se realiza através de lentes de contato ou cirurgia. Deve-se, porém, salientar que neste caso perde-se a estereopsia, ou seja a visão binocular e o cálculo de distâncias, aumentando o risco de acidentes, sobretudo na direção de veículos.

Convém também salientar que, tanto os óculos como as lentes de contato, só podem e devem ser prescritas por médicos oftalmologistas. O exame oftalmológico permite, além da verificação da visão, o diagnóstico e prevenção de doenças e cegueira.

Nunca compre óculos ou lentes de contato por e-commerce ou em lojas sem prévio exame oftalmológico.