Glaucoma - Dr. Hilton Oliveira

Glaucoma?

O glaucoma é uma doença que provoca danos irreversíveis ao nervo óptico, afetando a visão. O problema está relacionado com o aumento de pressão no olho, pois essa condição danifica as células nervosas responsáveis por levar toda informação do nervo óptico ao cérebro. Por isso, ocorre perda visual.

A incidência do glaucoma é maior a partir do 40 anos e aumenta com a idade. Está entre as principais causas de cegueira no mundo e a perda da visão devido ao glaucoma é irreversível.

Visão saudável / Glaucoma Avançado

Geralmente a pressão ocular é influenciada pelo humor aquoso, que é um líquido formado por água e sais que preenche o segmento anterior do globo ocular. Quando existe problemas na produção ou drenagem dele, a pressão é afetada.
Além de desequilíbrios sobre o humor aquoso, interferem no desenvolvimento do glaucoma inflamações oculares, uso de medicamentos como corticóides, traumas e questões genéticas. Pessoas acimas dos 40 anos e que tem hipermetropia e diabetes estão mais suscetíveis.
A doença é assintomática, ou seja, quase não apresenta sintomas perceptíveis. Evolui gradativamente com perda progressiva da visão.

Glaucoma de ângulo aberto

Acomete a perda da visão periférica gradualmente, e perda da visão central posteriormente em casos avançados.

Glaucoma de ângulo fechado

(também chamado de agudo) provoca dores nos olhos, enjoos e vômitos, visão embaçada, olhos vermelhos, dificuldade de ver no escuro e halos em volta de luzes.

Glaucoma congênito

Afeta os bebês com sintomas de sensibilidade à luz, lacrimejamento, córnea azulada e tamanho dos olhos assimétrico, com corneas grandes.

O diagnóstico precoce é fundamental. Prevenção com consultas periódicas e conscientização familiar são cuidados para evitar a doença, causa de cegueira.

Não só a medida da pressão é importante, mas também a paquimetria corneana e a avaliação do campo visual são imprescindíveis.

A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IABP) estima que até 2020 serão 80 milhões de pessoas serão afetadas pela doença no mundo e 3,2 milhões ficarão cegas.

Para evitar a perda da visão, o glaucoma pode ser tratado com medicamentos, colírios, laser ou cirurgia. O médico oftalmologista fará a avaliação do método mais indicado para cada caso. Muitas vezes mais de uma solução é combinada para um tratamento completo, assim como laser e/ou cirurgia.

O acompanhamento periódico irá apontar se o tratamento está sendo satisfatório.