Prevenção de Doenças & Saúde dos Olhos - Dr. Hilton Oliveira

Prevenção de Doenças & Saúde dos Olhos

Você sabia que doenças infecciosas causadas por vírus e bactérias podem provocar sintomas oculares e até gerar danos à visão se não tratadas adequadamente?! Muitas dessas doenças comuns, que causam sequelas diversas na saúde, poderiam ser prevenidas pela imunização! Ultimamente temos vivenciado ondas de casos de dengue, covid e gripe, por exemplo.

Confira nesse texto quais doenças que podem comprometer seriamente a visão e que podem ser prevenidas com a vacinação.

Dengue

Arboviroses como o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela podem afetar os olhos. Os sintomas podem variar desde conjuntivite, hemorragia ocular, inflamação na retina, nervo óptico, uveíte e até afetar a pressão intraocular. A dengue afeta a produção de plaquetas e por isso existe um risco de lesão nos vasos sanguíneos oculares, que pode afetar a retina e até mesmo provocar sequelas, como oclusão vascular (trombose) que diminui a visão e aumenta o risco de hemorragia intraocular. Nos casos mais graves, pode acometer o nervo óptico provocando neurite óptica, levando à cegueira irreversível. A dengue hemorrágica tem mais riscos de afetar a visão.

Sinais como dor nos olhos e visão turva são um alerta para buscar um Oftalmo. Estamos em situação de alerta com o aumento dos casos de dengue no país e no estado de São Paulo. Fique de olho e cuide-se!

Gripe

A influenza costuma provocar sintoma oculares também como a sensibilidade à luz, pois a mucosa que reveste o nariz e pulmões é a mesma nos olhos, então a inflamação atinge toda essa região interligada. Também  as secreções produzidas bloqueiam a passagem das lágrimas provocando transbordamento, por isso os nossos olhos lacrimejam quando estamos gripados.

Há também o risco da inflamação da conjuntiva, que é um quadro que pode surgir com infecções virais como gripe ou covid. A conjuntivite de tipo viral é altamente contagiosa e requer cuidados de higiene ocular, com limpeza, não levar as mãos aos olhos, compressas de gelo para pálpebras inchadas, evitar contato com outras pessoas e compartilhamento de objetos pessoas (toalhas, fronhas, maquiagens, etc). Os sintomas podem incluir vermelhidão, inchaços das pálpebras, secreção, lacrimejamento,  fotofobia, dor ocular, visão embaçada e sensação de areia no olho.

Estamos em período de campanha vacinal no país, sendo a época ideal de prevenção recomendada para proteção antes do inverno.

Covid-19

O coronavírus pode afetar a visão do paciente de diversas formas, desde alguns sintomas, até danos e complicações oculares. As manifestações oculares da doença incluem conjuntivite, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, coceira, dor ocular, olho seco, fotofobia e visão embaçada/turva. Também estudos vêm apontando as alterações como ceratite, endoftalmite, episclerite, papiledema, paralisia dos nervos responsáveis pelos movimentos oculares, neurite óptica, entre outros mais raros; e danos oftalmológicos pós-Covid, como complicações medicamentosas com risco de catarata subcapsular, retinopatia e outras alterações na retina.

A prevenção do vírus com a vacinação mostrou-se crucial, ainda mais para evitar casos graves. Certifique-se que você tomou todas as doses recomendadas e proteja-se!

Febre Amarela

A febre amarela também é uma doença infecciosa viral que pode deixar os olhos amarelados, com sintomas que vão desde conjuntivite, hemorragia ocular, inflamação na retina, nervo óptico, uveíte e até afetar a pressão intraocular, a depender da gravidade. A doença conta com uma vacina importante recomendada no mundo todo, e geralmente muitos países exigem a comprovação dessa vacina com um certificado vacinal.

Outras doenças

Herpes zóster

Causado pelo vírus varicela-zoster, mesmo vírus da catapora, costuma surgir após os 50 anos. Diferente da herpes ocular, essa doença pode afetar os olhos, causando dor e ardência ocular, formigamento, bolhas na região dos olhos ou inchaço, pálpebras caídas, lacrimejamento, conjuntivite e outras inflamações na retina e córnea podem ocorrer também. E se não for diagnosticado e tratado pode deixar danos irreversíveis, como a ceratite que pode provocar cicatriz corneana, levando a baixa visão permanente. A doença também conta com vacinação para pessoas acima de 50 anos e imunossuprimidos, e é recomendada de rotina para quem tem mais de 60 anos.

Sarampo

O sarampo pode causar conjuntivites e  inflamação na córnea como ceratite e pode ser prevenido com a vacina Tríplice Viral (previne sarampo, caxumba e rubéola).

Rubéola

Esta última vacina protege contra a rubéola, que pode afetar gravemente a visão, imunizante muito importante em especial para gestantes que podem transmitir a doença para bebês. Quando ocorre a rubéola congênita, o bebê pode apresentar malformações oculares e catarata congênita.

Meningites

As doenças meningocócicas podem causar cegueira, assim como o sarampo e a rubéola, que também, durante a gravidez podem causar além da perda da visão, cataratas e provocar outras malformações nos olhos e lesões na córnea do bebê.

Tuberculose

É uma doença provocada por bactéria e que tem prevenção com vacina BCG! Ao acometer os olhos pode levar a uma inflamação ocular, com vermelhidão, dor ocular, perda visual progressiva, com visão embaçada e fotofobia, moscas volantes, uveíte, alteração da pressão intraocular, lesões no nervo óptico, retina e coroide.

Coqueluche

Provoca tosses fortes e persistentes que podem aumentar a pressão abdominal e provocar hemorragia subconjuntival e hemorragia pré-retiniana. A doença pode ser prevenida com a  vacina Tríplice bacteriana que também protege contra difteria, tétano e coqueluche.

Haemophilus influenzae tipo B

Doença que pode causar muitas conjuntivites bacterianas e conta com uma vacina com o mesmo nome ou também a Hexavalente que previne seis doenças diferentes (Difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B).

É importante saber que existem calendários de vacinação para todas as idades! E em caso de sintomas oculares, a orientação oftalmológica precisa ser buscada logo e além de evitar o uso de colírios sem prescrição médica ou soluções caseiras.