Ceratocone: 7 mitos e verdades - Dr. Hilton Oliveira
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Ceratocone: 7 mitos e verdades

Tire suas dúvidas sobre o ceratocone e saiba mais sobre esse problema de visão.

O ceratocone é um distúrbio que afeta a curvatura da córnea e com a progressão ela vai ficando similar ao um cone. Por isso o nome! Como essa parte do olho funciona como uma lente natural, centralizando a luz na retina, a visão acaba perdendo a qualidade por causa da deformidade.

A dificuldade de enxergar, imagens embaçadas e sensibilidade a luz são os sintomas mais comuns. Auréolas em luzes (halos) e visão dupla também podem ser sinais do problema.

A cada 100 mil indivíduos no mundo, surgem de 4 a 600 casos de ceratocone (CBO). No Brasil, o ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano. Pessoas de todas as idades são afetadas pelo problema, principalmente os mais jovens. Geralmente atinge os dois olhos em graus diferentes. 

Ainda existem muitas dúvidas em relação a essa doença. Vamos conferir as principais?!

💬 Coçar os olhos piora o problema?

https://giphy.com/gifs/scared-awkward-dad-Xww6Ji6Cfjzi0

Sim! O ato de esfregar os olhos é prejudicial porque gera uma pressão sob a córnea, o que pode contribuir para deformar e afinar essa camada do olho, agravando o problema.

💬 Vou ficar cego por causa do ceratocone?

Não necessariamente. A doença é progressiva sim, ou seja, ela vai gradativamente afetando a qualidade da visão.  Existem diversos estágios evolutivos, e para cada caso há um tratamento específico. O ideal é tratar desde o começo para evitar que chegue à perda total da visão. Em alguns casos muito avançados pode levar à cegueira, que pode ser reversível.

💬 O ceratocone pode desaparecer ?

Não, o ceratocone não melhora naturalmente, mas sim ele pode parar de progredir com a  idade e estabilizar, por volta dos 35 anos. A visão prejudicada pelo problema precisa ser tratada para a correção visual.

💬 Algumas pessoas têm mais predisposição?

Sim e pode ser  hereditário. Apesar das causas não serem completamente conhecidas, hoje sabe-se que fatores genéticos estão associados, como síndromes de Down, Turner, Marfan, manifestações alérgicas (atopias). Estão relacionadas a deficiência de colágeno na córnea, que implica no afinamento da camada e desenvolvimento do ceratocone.

💬 Quem tem ceratocone tem miopia?

O ceratocone muda a espessura e a curvatura da córnea, o que afeta a forma como a luz entra no olho, ou seja, gera erros refrativos. Assim, quem tem ceratocone geralmente desenvolve astigmatismo e/ou miopia.  

https://giphy.com/gifs/share-concerned-willsmith-ev6anMEfKGGaY

💬 Pode ser corrigido com óculos?

Os óculos podem ajudar a melhorar a qualidade da visão em estágios iniciais. Porém existem lentes de contato específicas que garantem resultados melhores na qualidade da visão. Podem conter a evolução do problema, reduzindo parcialmente o grau dos óculos e corrigindo irregularidades na córnea. Nem óculos, nem lentes estabilizam ou corrigem o ceratocone, apenas ajudam a enxergar melhor. 

💬 Preciso fazer transplante de córnea?

Não. O transplante não é recomendado para todos os casos, pois existem outros tratamentos com menos riscos e recuperação mais rápida. Apenas em casos muito avançados, quando há uma perda de visão considerável, o transplante pode ser indicado pelo Oftalmologista.

A depender do grau evolutivo da doença, podem ser indicado tratamentos como Crosslinking do Colágeno corneano ou Anel intraestromal. São avaliados fatores relacionados às condições da córnea do paciente e outros aspectos de saúde do paciente.

CROSSLINKING

Cirurgia que estabiliza o problema

  • Recuperação: 15 dias
  • Procedimento não invasivo
  • Permite realização de anel estromal posteriormente
  • Não diminui a espessura da córnea
  • Permite adaptação de lentes de contato e até facilita
  • Não modifica a refração (grau) 

ANEL INTRACORNEANO

Implante com laser que modifica a curvatura da córnea, reduzindo as irregularidades. 

  • A recuperação é relativamente rápida e progressiva (3 meses)
  • Reduz também o astigmatismo  e a miopia
  • Procedimento seguro e com poucas complicações
  • Reversível: pode ser removido
  • Permite posterior adaptação de lentes de contato

Não existe cura para o ceratocone, mas existem tratamentos que são eficazes para deter a progressão da doença e  corrigir a curvatura da córnea.

Você pode saber mais sobre o ceratocone aqui.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta pra gente!