Olho Seco: saiba tudo sobre esse distúrbio! - Dr. Hilton Oliveira

Olho Seco: saiba tudo sobre esse distúrbio!

O problema ocular atinge muitas pessoas, causa incômodo e pode evoluir para complicações mais sérias. Saiba mais sobre a síndrome da disfunção lacrimal!

O olho seco ocorre quando as nossas lágrimas passam a ser produzidas numa quantidade menor e também com qualidade inferior, pois a composição lacrimal pode sofrer alterações.

As lágrimas servem para lubrificar, limpar, hidratar e proteger os olhos. Elas contém mais de 100 substâncias, em quantidades equilibradas, para que evite a evaporação e lubrifique os olhos. Quando as glândulas lacrimais deixam de produzir adequadamente as lágrimas causam desconforto e irritação.

A Síndrome do Olho Seco ou da Disfunção Lacrimal, é um problema que afeta milhões de brasileiros e cerca de 20% das pessoas no mundo. Somente 33% dos brasileiros sabem o que é o problema (CBO). “O que acontece é que muitas pessoa podem ter o problema, mas não vão ao médico diagnosticar e acabam usando colírios por conta própria, o que é um perigo”, alerta Dr. Hilton Oliveira.

A secura afeta a córnea e a região conjuntiva, que pode evoluir para complicações como inflamações, lesões, úlceras e em casos extremos, perda de visão. Por isso é importante o diagnóstico e tratamento oftalmológico.

Causas e fatores de risco

Ficar muito tempo na frente de telas como computador, tv e celular pode provocar a síndrome do olho seco. Pois nesses casos piscar menos favorece a secura ocular. Outros fatores ambientais provocam condições que favorecem a evaporação lacrimal e ressecam as vistas, como ar condicionado, poluição e clima seco.

Uso da lentes de contato de forma incorreta e alguns medicamentos podem contribuir para surgimento do problema, como antidepressivos, antialérgicos, anti-hipertensivos, diuréticos e betabloqueadores podem afetar a composição das lágrimas.

O processo de envelhecimento e alterações hormonais também provocam redução na quantidade lacrimal. Assim como doenças autoimunes e sistêmicas, como lúpus, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, Parkinson, entre outras.

Sintomas do Olho Seco

Além de um grande desconforto, os sintomas do ressecamento ocular incluem irritação, vermelhidão, ardor e queimação. A sensação de areia nos olhos pode vir acompanhada de lacrimejamento, visão borrada, fotofobia e coceira.

Diagnóstico e Tratamento

Os sintomas de olho seco também podem indicar a presença de outros problemas, como blefarite, pterígeo e ceratocone, por exemplo.

Por isso somente o oftalmologista pode diagnosticar e definir o melhor tratamento. Em geral são indicados colírios lubrificantes ou pomadas. O oftalmo irá avaliar qual o melhor colírio de acordo com a composição e condições de saúde do paciente. Em alguns casos é preciso realizar procedimentos para  melhorar a drenagem lacrimal. Ademais, o diagnóstico correto permite tratar as causas e não somente os sintomas do problema.

O verão é mais propício  a casos devido às condições climáticas. Confira algumas dicas e cuide-se!

• Evite ambiente secos por muito tempo.
  • Use umidificadores de ambiente.
  • Evite exposição excessiva ao sol. E use óculos!
  • Faça pausas quando estiver usando celular, computador ou tv.
  • Pisque mais!
  • Hidrate-se! Beba bastante líquido,
  • Lave bem os olhos e retire sempre maquiagens.
  • Vá ao oftalmologista se perceber os sintomas de olho seco.