10 problemas oculares que atingem idosos - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

10 problemas oculares que atingem idosos

Conheça os principais problemas oculares que são mais frequentes na terceira idade e afetam a visão do idoso.

O envelhecimento afeta todo o organismo, inclusive os olhos. Além das células que passam a envelhecer, o sistema imunológico que enfraquece, surgem problemas comuns da idade como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares que nos deixam mais suscetíveis a ter doenças oculares.

Hoje, a maioria das pessoas cegas no mundo tem mais de 50 anos (mais de 80%). E como muitos dos problemas são decorrentes de um processo natural de envelhecimento, é preciso prevenir com bons hábitos e cuidados médicos, sempre acompanhando os distúrbios e buscando o tratamento precoce para evitar a perda da visão ou complicações decorrentes.

“Nessa fase da vida o melhor é prevenir. Com exames periódicos qualquer problema será diagnosticado precocemente, com melhor prognóstico. Existem tratamentos para praticamente todos os problemas oculares, quanto antes iniciado este tratamento, melhor será o resultado, com melhora também da qualidade de vida”.

Tabagismo, medicamentos, traumas devido a quedas, entre outras situações, podem agravar e facilitar o surgimento de alguns distúrbios. Levar um estilo de vida mais saudável, desde alimentação, atividade física, evitar exposição excessiva ao sol, entre outros cuidados, são muito importantes para evitar algumas complicações. O acompanhamento médico para os problemas de saúde em geral também é um ato fundamental. E o médico oftalmologista é uma das especialidades que deve ser consultada sempre!

O risco de cegueira em pessoas com mais de 80 anos pode ser de 15 a 30 vezes maior do que em pessoas de 40 anos, de acordo com o  Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O Dr. Hilton Oliveira aponta que “Nessa fase da vida o melhor é prevenir. Com exames periódicos qualquer problema será diagnosticado precocemente, com melhor prognóstico. Existem tratamentos para praticamente todos os problemas oculares, quanto antes iniciado este tratamento, melhor será o resultado, com melhora também da qualidade de vida”.

Confira os problemas oculares mais comuns em pessoas idosas!

1 BLEFARITE

A inflamação das pálpebras  é causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas. O distúrbio provoca coceira, irritação, inchaço, vermelhidão, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz.

2 CATARATA

A catarata está entre as principais causas de deficiência visual (75%) e ela acomete os mais velhos, acima dos 50 anos. A visão fica turva e vai progredindo com a perda da acuidade visual, devido a opacificação do cristalino, que vai deixando  de ser transparente com o tempo.
A cegueira provocada é reversível, com opções de tratamento cirúrgico com a retirada do cristalino opaco e substituição pelas lentes intraoculares.

3 CONJUNTIVITE

Essa é outra inflamação nos olhos que pode ser infecciosa, alérgica ou tóxica. Geralmente nos idosos a conjuntivite viral é mais frequente. A irritação ocular, com vermelhidão, lacrimejamento, secreção e coceira são os sintomas mais comuns.

4 DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)

A visão turva é o principal sintoma dessa doença, que é a principal responsável pela perda da visão na terceira idade. O problema ocorre na mácula, uma região localizada no centro da  retina, afetando as células (fotorreceptores) responsáveis pela visão dos detalhes.
Esse é um problema ocular grave e deve ser acompanhado e tratado pelo especialista!
“Quando diagnosticado precocemente pode-se evitar perda visual e consequente diminuição da qualidade de vida”, ressalta Dr. Hilton Oliveira.

5 DESCOLAMENTO DE RETINA 

Outro problema que pode levar à cegueira. Costuma ocorrer nas formas mais avançadas da retinopatia diabética, na alta miopia, em função de degenerações na periferia da retina. Pode ocorrer após traumas e até após cirurgias.
Geralmente é indolor e assintomático, a perda de visão é progressiva, e só o oftalmo pode identificar e tratar o problema.

6 GLAUCOMA

Outro problema que também está entre as principais causa de cegueira no mundo. A perda da visão nesse caso é irreversível. O problema está relacionado ao aumento de pressão no olho, que é causado por falha na produção ou drenagem do humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular.

Existem diferentes tipos e tratamentos para o glaucoma. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento que pode levar a cegueira.

7 MIOPIA

É um erro refrativo que dificulta a visão para longe. Costuma vir com o surgimento de catarata e se agrava com a idade.  A catarata é a turvação do cristalino, a lente natural do olho.
A miopia causada pela catarata dificulta a visão de longe, mas facilita a de perto, por isso é comum a pessoa achar que está enxergando bem e que não precisa de óculos, pois consegue ler sem eles.
Esta miopia causada pela catarata confunde e dificulta a compreensão da necessidade da cirurgia.

8 OLHO SECO

Mais de 70% dos idosos sofrem com a síndrome do olho seco (ou Síndrome da Disfunção Lacrimal). É causada devido às alterações na produção de lágrimas. As glândulas lacrimais deixam de produzir as lágrimas tanto em quantidade como em qualidade. Isso provoca ressecamento do olho, com sintomas de ardência, vermelhidão e coceira, além de turvação visual.

9 PRESBIOPIA

A presbiopia atinge 100% na população a partir dos 41 anos. Chamada também de ‘vista cansada’, é um problema que afeta o foco para leitura e para enxergar objetos próximos.  Causado pelo endurecimento do cristalino, que  perde  flexibilidade, alterando a capacidade de alternar o foco ao olhar longe  ou perto, mecanismo chamado de acomodação.
Provoca dor nos olhos, dor de cabeça, lacrimejamento, irritação e cansaço das vistas.

10 RETINOPATIA DIABÉTICA

A retinopatia atinge cerca de 75% dos diabéticos. É uma doença silenciosa que lesiona vasos sanguíneos na retina e pode causar cegueira irreversível, diferente da catarata que é reversível com a cirurgia. A visão costuma ficar borrada e distorcida com o problema.
Diabéticos com catarata precisam ficar atentos para operar a tempo, facilitando o tratamento da retinopatia, evitando o agravamento do problema.

Ficou assustado? Mas calma que existem tratamentos para cada problema! O principal é não deixar os problemas evoluírem.

Consulte seu oftalmologista!

WhatsApp: https://bitly.com/consultaoftalmo