Doenças que afetam a retina - Dr. Hilton Oliveira

Doenças que afetam a retina

Conheça os principais problemas oculares que afetam a retina.

A retina é uma camada que fica no fundo do olho, responsável por transformar a luz em impulsos nervosos que são enviados ao cérebro para formar as imagens. A luz que reflete nos objetos entra pelo olho, passa pela córnea e cristalino convergindo na  retina. Por isso essa membrana é muito importante no processo da visão.

Muitos fatores podem interferir na saúde da retina e ela pode ser afetada por diversos problemas oculares. Que tal entender mais sobre fatores de risco, causas e doenças mais comuns?! Assim você pode ficar de olho na sua saúde ocular e entender a importância do acompanhamento oftalmológico. 😉

Doenças comuns na retina

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)

A DMRI afeta a área central da retina onde está a mácula, que leva a perda da visão central. Geralmente a causa comum é o envelhecimento, mas pode ser afetada por outros fatores de risco, como tabagismo, colesterol, hipertensão e radiação solar. A visão fica turva (sem foco e nitidez) e vai progredindo com o tempo. É um problema que atinge pessoas na terceira idade, a partir de 50 anos, sendo uma das principais causas de perda de visão.

RETINOPATIA

A retinopatia diabética é uma doença frequente em diabéticos, atinge cerca de 75% das pessoas com a doença. Em média 40% dos brasileiros.  O excesso de açúcar no sangue, lesiona os vasos sanguíneos da retina, deformando-os. Uma complicação séria decorrente é o edema macular.

A retinopatia pode também ser hipertensiva, relativa a pressão arterial elevada que afeta a circulação. E pode ocorrer  a retinopatia miópica, geralmente devido a alta miopia.

DESCOLAMENTO DE RETINA

Sim, é possível a retina descolar do fundo do olho! 😱 Mas calma! As condições e causas são específicas. Traumas oculares e lesões podem provocar o descolamento. Também doenças que alterem o vítreo, o fluido que mantém a retina no lugar. O envelhecimento pode ser uma das causas, assim como alto grau de miopia, diabetes, tumores, etc. Os sintomas envolvem normalmente a visão embaçada, manchas e flashs na visão.

Existem outros problemas de saúde que podem atingir a retina como infecções por toxoplasmose, tuberculose, herpes e também tumores. Também doenças reumatológicas, como o lúpus eritematoso sistêmico, podem provocar inflamação nos vasos sanguíneos da retina.

Como e por quê?

Além do ENVELHECIMENTO, que propicia o desenvolvimento de doenças como DMRI, existem outras causas e principais fatores de risco para os problemas que afetam a retina.

Confira!

DIABETES

A alta concentração de glicose afeta os vasos sanguíneos, pode provocar rompimentos que fazem  o fluido na retina vazar, deixando a visão embaçada e distorcida.

Além da retinopatia diabética, também pode dobrar as chances de desenvolver catarata e glaucoma.

HIPERTENSÃO e PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS

O entupimento dos vasos da retina causa hemorragia e lesões que afetam a qualidade da visão. E se a circulação no olho for interrompida pode provocar perda da visão.  O aumento de pressão ocular comprime os vasos e danifica o nervo óptico, que também pode levar à cegueira. O problema pode evoluir para outra doença: o glaucoma neovascular. Problemas na circulação também afetam a oxigenação das células provocando o envelhecimento precoce que atinge a retina.

RAIOS UV

O sol faz bem ao corpo sim! Mas o excesso de sol não, por causa do raios ultravioletas (UV). A exposição excessiva ao sol prejudica as células da retina e pode até provocar queimaduras na região ocular. É um fator de risco para muitas doenças, inclusive para a DMRI. Por isso é importante a proteção UV nas lentes sempre que estiver no sol.

EXCESSOS E FALTA DE NUTRIENTES

A má alimentação pode levar à deficiência de nutrientes importantes para a visão, como a vitamina E, que evita a degeneração das células da mácula, e a vitamina D que influencia na circulação sanguínea. Já o excesso  de gorduras e açúcares podem prejudicar a saúde ocular.

Doenças da retina podem ser graves e levar a perda da visão. Muitas vezes as consequências podem ser irreversíveis. Para prevenir o desenvolvimento de doenças na retina, além da alimentação, e cuidados para uma vida saudável, a ida ao oftalmologista como um hábito de prevenção é fundamental. Pois o diagnóstico precoce e o tratamento imediato fazem toda a diferença para evitar a cegueira.

Muitos dos problemas citados podem ser assintomáticos e passarem despercebidos e com um  exame de fundo de olho já é possível detectar problemas.