Diabetes e saúde dos olhos - Dr. Hilton Oliveira

Diabetes e saúde dos olhos

Entenda a relação da diabetes com distúrbios oftalmológicos e os riscos de complicações.

A diabetes pode ser causa de cegueira irreversível! Isso porque o excesso de açúcar no sangue lesiona os vasos sanguíneos da retina, levando a inúmeros problemas oculares.

São mais de 12 milhões de brasileiros com diabetes, de todas as idades. A prevalência em pessoas acima de 65 anos é de 19%, o que aumenta com a idade. Muitas pessoas não sabem que têm a doença, o que preocupa.

A diabetes pode ser tipo 1, que a deficiência da produção de insulina (hormônio que controla a glicose no sangue), e tipo 2, dificuldade do organismo em administrar a  insulina produzida o que acarreta em falhas no processamento da glicose.

Sintomas

Inúmeros sintomas e sinais nos olhos podem apontar para os problemas ocasionados pela diabetes. As pessoas que desconhecem o diagnóstico, pode descobrir que tem diabetes com uma ida oftalmologista, por exemplo.

Visão dupla, embaçada, sensibilidade à luz, manchas ou vultos na visão, irritações e inchaços nos olhos, problemas de nitidez, dificuldade ver ver à noite, pressão e dor nos olhos e perda de visão. Esse são alguns dos sintomas mais comuns relacionados ao problemas de visão que surgem com a diabete. Confira quais são os principais distúrbios:

Catarata

A diabetes é um fator de risco para desenvolver catarata. Aumenta em 60% a chance de desenvolver a doença. Quem tem o tipo 2 sofre o risco 3 vezes maior de desenvolver catarata precocemente.

A catarata diabética pode ocorrer pela falta de controle da diabetes e geralmente atinge jovens. O excesso de glicose, na catarata senil (relacionada à idade), pode afetar proteínas do cristalino ou ser transformado em uma substância chamada sorbitol no cristalino, e que afeta fibras dessa região.

Geralmente, em muitos casos, a catarata surge relacionada com a retinopatia diabética.

O tratamento ideal é o cirúrgico. Dr. Hilton Oliveira explica que a cirurgia de catarata é a melhor solução e no caso dos diabéticos precisa ser realizada o quanto antes para evitar o problema se agravar; pois a perda de visão é irreversível.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética atinge cerca de 75% dos diabéticos. E é a maior causa de cegueira em pacientes em idade de trabalho. Representa 4,8% dos casos de cegueira no mundo (1,8 milhão de pessoas).

A retinopatia é uma doença silenciosa que lesiona vasos sanguíneos na retina.  As paredes dos vasos sanguíneos da retina são afetadas, vão estreitando, se deformando, e podem até bloquear o fluxo sanguíneo ou extravasar, causando hemorragia.

Existem duas formas de retinopatia diabética. A exsudativa,  em que as hemorragias e as gorduras afetam a mácula (afetam a visão central). E a proliferativa, em que novos vasos anormais se proliferam, causam hemorragias, até destruir a retina e provocar descolamento de retina.

Diabéticos com catarata sofrem risco maior de desenvolver a doença. O edema macular é outro problema decorrente da retinopatia que atinge os diabéticos e leva ao inchaço da retina que prejudica a visão central, usada para ler, por exemplo.

Os tratamentos corretos podem reduzir em 90% dos casos o risco de perda da visão (CBO).

Glaucoma

Também a diabetes é um fator de risco e dobra as chances de desenvolver glaucoma. O glaucoma neovascular também está relacionado à retinopatia diabética e o aumento de pressão ocular comprime os vasos sanguíneos, danifica o nervo óptico e afeta a visão lateral.
O diagnóstico e tratamento precoce previne o agravamento dos problemas e perda de visão.

Consulte o oftalmologista e saiba mais!