Doenças Infecciosas Oculares - Dr. Hilton Oliveira

Doenças Infecciosas Oculares

Vírus, bactérias, fungos e parasitas podem provocar doenças infecciosas que atingem todo o organismo. Esses microorganismos podem afetar os olhos também, promover sintomas oculares e até danos à visão se não tratadas adequadamente. Muitas são doenças comuns que crescem anualmente e atingem muitas pessoas. Confira:

Doenças Infecciosas Oculares

Outras doenças infecciosas podem ser específicas dos olhos e provocar processos inflamatórios locais na região ocular, com diversos graus de gravidade. Confira as principais:

Endoftalmite

Essa é uma inflamação  decorrente usualmente de uma infecção bacteriana que pode afetar a retina, provocar dor e redução da acuidade visual.

Blefarite

É uma inflamação na pálpebra, causa geralmente por infecções ou inflamações bacterianas ou também relacionada as glândulas sebáceas próximas às pálpebras. Os principais sintomas são coceira, irritação, inchaço, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz.

Conjuntivites

A conjuntivite infecciosa é  contagiosa e pode ser fúngica, bacteriana ou viral. Os sintomas podem variar, os mais comuns englobam a vermelhidão dos olhos, lacrimejamento, ardência, sensação de areia nos olhos, também, coceira e inchaço das pálpebras. Em alguns casos pode apresentar secreção, visão borrada/ embaçada, pálpebras grudadas ao acordar e muito incômodo (ou até dor) ao olhar para a luz. Saiba mais sobre as conjuntivites.

Celulite ocular

É uma infecção séria que se manifesta mais em crianças. 90% dos casos são causados pela sinusite ou também pode se originar de outras infecções (dente, pele, etc) se alastrando para os olhos. Os olhos ficam vermelhos, as pálpebras inchadas, além de ter dor ao movimentar os olhos. Pode causar febre, visão dupla e até dificuldade para enxergar.O diagnóstico e tratamento deve ser imediato, pois a infecção pode atingir o nervo óptico ou sistema nervoso central, e provocar cegueira.

Ceratite

É uma inflamação da córnea, que pode ser causada por infecções de microorganismos (vírus, bactérias, fungos ou parasitas) e por outros fatores, como agressões como traumas oculares, exposição UV, uso incorreto de lentes de contato ou de colírios, complicações de conjuntivites e procedimento pós-cirúrgicos. Saiba mais sobre a ceratite .

Somente um infectologista e oftalmologista podem identificar e dar o diagnóstico preciso e consequentemente o tratamento adequado.