Doenças Intestinais: impactos nos olhos - Dr. Hilton Oliveira

Doenças Intestinais: impactos nos olhos

Algumas manifestações oculares podem estar associadas a problemas intestinais.  Doenças Inflamatórias Intestinais como a doença de Crohn, a Retocolite Ulcerativa, doença celíaca, entre outras, podem atingir qualquer parte do trato gastrointestinal. Tais distúrbios podem afetar os sistemas musculoesquelético, ocular e cutâneo, desencadeando reações e complicações.

2 a 6% dos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais podem desenvolver manifestações oftalmológicas, segundo Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).

grátis Mulher Vestindo Uma Camisa Listrada Segurando Um Sorvete Foto profissional

Estudos já apontaram que bactérias no intestino podem afetar a produção de substâncias que comprometem a retina, por exemplo, provocando ativação de células com mecanismo similar ao de doenças autoimunes.

No caso da doença celíaca, por exemplo, é uma reação autoimune que está associada à síndrome de Sjögren, que pode atingir os olhos, reduzindo o campo de visão, provocar perda de sensibilidade à cor, redução  da nitidez e até mesmo perda da visão.

Os pacientes podem apresentar sintomas oculares diversos como olho vermelho, dor ocular, fotofobia e baixa visual. Por isso, além de observar os sintomas, a ida ao médico Oftalmologista é fundamental para detecção precoce e tratamento adequado!

Conjuntivite

A conjuntivite é um distúrbio ocular que afeta a conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. É uma inflamação que pode provocar sintomas como vermelhidão dos olhos, lacrimejamento e ardência. É muito comum também, a sensação de areia nos olhos, também, coceira e inchaço das pálpebras.

Esclerite

É a inflamação da esclera, que é uma membrana que protege a região ocular mantendo seu formato. Ela é uma camada fina e composta por tecido fibroso, constituído de colágeno e bem resistente. Essa é uma doença grave, considerada de urgência e rara, que torna a região ocular suscetível a complicações como edema e infiltração. É mais comum entre mulheres com idade de 30 a 50 anos.

Os indícios mais comuns do problema são olhos vermelhos e dor ao movimentar os olhos (que pode ser intensa). E também sintomas como ardência ocular, inchaço, esclera amarelada, redução da capacidade visual e surgimento de nódulo. Os sintomas da esclerite variam de acordo com o tipo ou gravidade do problema.

Episclerite

É uma inflamação do tecido que fica entre a esclera e a conjuntiva. Os sintomas são similares a esclerite, mas na episclerite a região apresenta olho vermelho e na esclerite, tom vermelho-azulado. Atinge mais adultos jovens e afeta com mais frequência mulheres do que os homens.

Uveíte

Essa é uma inflamação ocular grave que pode  afetar a visão de forma irreversível e que muitas vezes pode ser confundida com conjuntivite. Além dis sintomas parecidos com a conjuntivite,  a dor no olho, perda de visão e visão turva ou com pontos flutuantes são frequentes em alguns casos e podem auxiliar a diferenciar o diagnóstico do problema.

A uveíte é fator de risco para desenvolvimento de catarata e glaucoma. Também pode ser causa de perda de visão! Segundo pesquisas, acomete 10% de pacientes com cegueira legal no mundo e mais de 15% dos pacientes que frequentam instituições de reabilitação visual no Brasil.

Catarata

A catarata é uma doença que afeta o cristalino, tornando-o opaco, impedindo a entrada de luz de forma completa, tornando a visão distorcida e embaçada. É a principal causa de cegueira no mundo e está entre as maiores causas de deficiência visual, responsável por 75% dos casos

Olho Seco

A Síndrome do Olho Seco ou da Disfunção Lacrimal, é um problema que afeta milhões de brasileiros e cerca de 20% das pessoas no mundo. O problema ocorre quando as nossas lágrimas passam a ser produzidas numa quantidade menor e também com qualidade inferior, pois a composição lacrimal pode sofrer alterações.

A secura afeta a córnea e a região conjuntiva, que pode evoluir para complicações como inflamações, lesões, úlceras e em casos extremos, perda de visão. Por isso é importante o diagnóstico e tratamento oftalmológico.

Glaucoma

Esse é um problema ocular sério, que pode provocar cegueira irreversível. A doença provoca lesões ao nervo óptico que afetam a visão. Geralmente está associado ao aumento da pressão ocular, que danifica as células nervosas responsáveis por levar toda informação do nervo óptico ao cérebro (impulsos nervosos).  Esses danos são irreversíveis. O Glaucoma atinge pessoas com mais de 40 anos.

Cuide da sua alimentação e faça seu acompanhamento médico regular!