O que é Uveíte? - Dr. Hilton Oliveira

O que é Uveíte?

Vermelhidão, irritação e dor ocular, são sintomas comuns da uveíte, problema que pode  aparecer em qualquer idade e comprometer a visão.

A uveíte é uma inflamação ocular grave que pode  afetar a visão de forma irreversível e que muitas vezes pode ser confundida com conjuntivite. A uveíte é fator de risco para desenvolvimento de catarata e glaucoma. Também pode ser causa de perda de visão! Segundo pesquisas, acomete 10% de pacientes com cegueira legal no mundo e mais de 15% dos pacientes que frequentam instituições de reabilitação visual no Brasil.

Como o nome já diz a doença afeta a úvea (ou trato uveal), uma região ocular que envolve o olho: a íris, corpo ciliar e coróide.

Sintomas

Muito parecidos com conjuntivite, porém sem secreção, os sintomas comuns são o olho vermelho, irritado e com sensibilidade à luz. Porém a dor no olho, perda de visão e visão turva ou com pontos flutuantes são frequentes em alguns casos e podem auxiliar a diferenciar o diagnóstico do problema.

A uveíte pode atingir áreas diferentes do olho, sendo classificada por tipos e por isso os sintomas podem variar.

Uveíte anterior: região frontal da úvea, afeta a íris. Pode afetar vasos sanguíneos visivelmente

Uveíte intermediária: meio da úvea e afeta o humor vítreo. Pode causar manchas na visão (moscas volantes) e redução da acuidade visual.

Uveíte posterior: região atrás da úvea. Causa embaçamento e reduz consideravelmente a visão, progressivamente.

Panuveíte: afeta toda úvea.

Fatores de risco

Em muitos casos estão associadas a uveíte algumas infecções e outras doenças. Problemas reumatológicos (como tipos de artrite), doenças intestinais inflamatórias, tuberculose, sífilis, toxoplasmose, esquistossomose, doença de Lyme, herpes ocular (simples) ou herpes zoster (varicela), dengue, citomegalovírus, pessoas com problemas imunológicos, além de lesões oculares e até alguns antibióticos podem causar uveíte.

É preciso uma avaliação completa, com oftalmologista muitas vezes em parceria com médicos de outras especialidade para um diagnóstico correto. Para evitar complicações e até a perda da visão, o diagnóstico precisa ser o quanto antes!