Dia do Oftalmologista: história e curiosidades. - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Dia do Oftalmologista: história e curiosidades.

Confira algumas curiosidades da história da oftalmologia e do surgimento dessa especialidade.

Dr. Hilton Oliveira na Biblioteca do Instituto Penido Burnier. No quadro ao lado está a foto do Dr. João Penido Burnier

Você sabe como surgiu a profissão? A especialidade médica que cuida da saúde dos olhos surgiu com os antigos egípcios, se aperfeiçoou com os gregos e foi evoluindo com o tempo. Hipócrates, Descartes, Kepler, entre tantos nomes, contribuíram para os avanços nos estudos da anatomia e das doenças oculares e apenas no século XVII os estudos se tornaram mais aprofundados, com destaque para descobertas sobre a catarata.

Veja alguns dos principais acontecimentos:

1685 a.C. Primeiras cirurgias oculares- Babilônia 

2500 a.C. Primeiro procedimento oftalmológico de catarata – Índia

850 d.C. Obra “Dez tratados sobre o olho” de Hunayn ibn Ishaq- Iraque

1000 d.C.  Aspiração da catarata – Egito

1270 Primeiros óculos – Alemanha

1747 Extração extracapsular do cristalino – França

1803 Primeiro curso de Oftalmologia – Alemanha

1851 Invenção do oftalmoscópio  – Alemanha

1922 Sociedade Brasileira de Oftalmologia

1941 Criação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia 

1949 Primeira lente intraocular- Inglaterra

Nos séculos XVII e XVIII houveram descobertas importantes sobre refração e primeiras intervenções cirúrgicas específicas, como de estrabismo. Já nos séculos XIX e XX a evolução da área foi mais consistente e acelerada, sobre os distúrbios, exames, tratamentos e principalmente procedimentos cirúrgicos, se aprimorando rapidamente com os avanços tecnológicos.

A especialidade é regulamentada desde 1930 no Brasil, determinando que exames e prescrição de lentes é atividade de responsabilidade exclusiva do médico oftalmologista.

Dr. Henrique Guedes de Melo  usando um oftalmoscópio, no início do século XX.  

No início do século XX, Dr. Henrique Guedes de Melo, foi um dos precursores da oftalmologia em Campinas. Nascido em 1857 no Recife, doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1878 e depois foi orientador do Dr. João Penido Burnier.  

O Dr. João Penido Burnier, formado  pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1898, foi para Paris em 1907, especializando-se no Curso de Oftalmologia do Professor Félix de Lapersonn. Em 1910 se estabeleceu em Campinas, em  1913 frequentou a Clínica do Professor Victor Morax, no Hospital Laboissière em Paris e fundou em 1920 o Instituto Oftalmológico de Campinas, que três anos depois foi ampliado e transformado no Instituto Penido Burnier.

Com uma história marcante, Dr. João Penido Burnier  recebeu várias medalhas, fez parte de diversas instituições e sociedades oftalmológicas e científicas, nacionais e estrangeiras. Faleceu em 8 de janeiro de 1971 deixando um grande legado.

Outro marco importante, é que em 1932 foi realizada a primeira publicação dos Arquivos do Instituto Penido Burnier, uma das mais antigas revistas da especialidade, que é indexada e continua sendo publicada até hoje.

São cerca 130 anos de história no país. O profissional passa por uma rigorosa formação, com 6 anos de formação em Medicina, 3 anos de especialização em oftalmologia e por atualizações constantes nos anos seguintes, podendo realizar mestrado e doutorado também, se quiser.

São mais de 16 especialidades na Oftalmologia, desde neuroftalmologia, oftalmopediatria, retinologia, doenças da córnea, catarata, cirurgia plástica, entre outros.

No último censo, em 2019, foi mapeado mais de 20,5 mil oftalmologistas no Brasil. Ou seja, um oftalmologista para cada 9 mil habitantes. 

Ah! E os oftalmologistas têm até padroeira, a Santa Luzia, protetora dos olhos! (data comemorada em dezembro).

O Dia do Oftalmologista foi criado em 1930 e oficializado em 1968, para homenagear os profissionais que têm um papel tão importante na nossa saúde.

Depois de conhecer um pouco da história, você sabe a importância da especialidade, que evoluiu e foi ficando cada vez mais complexa com os avanços da medicina, exigindo um preparo maior e possibilitando um cuidado mais assertivo com a saúde ocular. Além dos órgãos que são super sensíveis e muito importantes para nosso desenvolvimento, os olhos, estão ligados a todo o organismo, e cuidar da saúde ocular é um cuidado indispensável. Conte com esses profissionais para cuidar da sua visão sempre! 

Parabéns a todos os oftalmologistas.