ANEL INTRACORNEANO: benefícios para quem tem ceratocone. - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

ANEL INTRACORNEANO: benefícios para quem tem ceratocone.

O ceratocone não tem cura, mas conta com tratamentos modernos. O transplante de córnea hoje em dia não é o procedimento mais recorrido, pois geralmente é indicado apenas em casos mais graves, com perda considerável da visão. Com menos riscos e recuperação mais rápida, o crosslinking de colágeno corneano e o anel intracorneano são duas opções de tratamento eficazes para deter a progressão da doença e corrigir a curvatura da córnea. Para saber qual o mais indicado é preciso passar por avaliação oftalmológica e uma séries de exames.

Chamado de anel intraestromal ou anel intracorneano, também conhecido como Anel de Ferrara ® ou Intacs ®, ele é um dispositivo externo, ou seja, uma órtese implantada numa camada da córnea, o estroma.

O ceratocone acentua a curvatura da córnea e o anel pode restaurar essa asfericidade, reduzindo as irregularidades e tornando mais plana e regular a superfície, melhorando consequentemente a visão. 

O anel é composto de dois semicírculos de acrílico com espessura de alguns milímetros. Quanto ao material não há risco de rejeição, pois é o polimetilmetacrilato é biocompatível, o mesmo já usado em lentes intraoculares  (correção de problemas refrativos e catarata).

Ele é inserido por meio de um procedimento cirúrgico bem preciso. É utilizado o Laser de Femtossegundo que permite uma microincisão sem corte cirúrgico. É usado um colírio anestésico e a cirurgia dura 15 minutos em média. 

Além de conter a evolução do ceratocone, o implante reduz o astigmatismo  e a miopia, também reduz parcialmente o grau dos óculos e facilita a adaptação das lentes de contato. Em alguns casos pode até eliminar a necessidade de óculos ou lentes.

Importante ressaltar que o procedimento é reversível e o anel pode ser removido ou substituído caso não haja resultados satisfatórios. 

O anel é contraindicado em córneas muito finas e opacidade corneana avançada.

Como é a recuperação do implante?

Muito rápida, geralmente no dia seguinte a visão já está próxima de 100%! A recuperação é relativamente rápida e progressiva, e a recuperação e estabilização total da visão se dá em média com 3 meses. É possível sofrer sintomas passageiros, com dor leve, vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade a luz. A recomendação principal é que não se deve esfregar ou bater os olhos e a medicação deve ser usada nos horários prescritos, rigorosamente.

Quais são complicações e riscos do procedimento?

– Correção insatisfatória do grau: apesar do objetivo da cirurgia não ser reduzir o grau, isso é também esperado. Poucas vezes isso não ocorre.

– Ceratocone continua aumentando: dificilmente isso ocorre, mas se o paciente esfregar o olho, pode ocorrer.

– Raramente o anel superficializa-se, ficando exposto (extrusão do anel) e deve ser retirado.

Quer saber mais sobre o ceratocone? Leia outras matérias:

https://drhiltonoliveira.com.br/eu-tenho-ceratocone-e-agora/ 

https://drhiltonoliveira.com.br/ceratocone-mitos-e-verdades/