O que é Yag Laser? - Dr. Hilton Oliveira

O que é Yag Laser?

O Yag Laser é um procedimento a laser não cirúrgico para tratamento da opacidade localizada na cápsula posterior do cristalino.

Conhecida também como capsulotomia YAG Laser ou  laser Nd YAG, é uma técnica segura, moderna e simples, que é feita no próprio consultório. O laser ‘limpa’ a cápsula posterior, permitindo a luz entrar normalmente. O procedimento indolor e não necessita de anestesia,   com recuperação no mesmo dia.

É usual pós-cirurgia de catarata, quando o cristalino é substituido pela lente intraocular. A cápsula posterior do cristalino não é removida. Com o tempo esta membrana  pode opacificar, reduzindo a  acuidade visual, deixando a visão embaçada. É chamada de ‘catarata secundária’, mas não é a catarata que volta, sim a membrana que fica no olho,  onde a lente intraocular (LIO) é apoiada, que pode opacificar.

É indicado também em pós operatórios para limpeza da lente intraocular, pois podem ocorrer depósitos celulares nas LIOs. Outro uso do laser é para realização de vitreólise anterior, para tratar humor vítreo na câmara anterior, que precisa ser corrigido para evitar um  edema macular. Também pode ser utilizado para iridoplastia, com aumento da abertura pupilar e iridotomia periférica para tratar oclusões e outras anomalias que provocam fechamento angular, levando ao aumento da pressão intraocular.

Os riscos e complicações são mínimos, porém existentes como em qualquer procedimento. O paciente deve usar cuidadosamente os medicamentos prescritos nos horário corretos, evitar pancadas ou situações de risco, mas pode retomar suas atividades no  mesmo dia;  e caso sinta dor ou outro sintoma comunicar imediatamente ao médico.

Saiba mais sobre a cirurgia de catarata: