Quero operar da catarata: o que preciso saber - Dr. Hilton Oliveira

Quero operar da catarata: o que preciso saber

Mais de 45% dos casos de perda da visão são provocados pela catarata não tratada adequadamente (Lancet). São 120 mil novos casos de catarata ao ano no Brasil. Estudo recente aponta que 64% dos brasileiros têm medo de perder a visão, mas 44% desconhecem que a catarata pode ser detectada com um exame anual e 51% não sabem que a cirurgia da catarata leva 10 minutos em média (Johnson & Johnson Vision 2021).

A catarata tem tratamento cirúrgico e se você está indeciso por falta de informação leia esse texto e saiba mais sobre o pré-operatório desse procedimento cirúrgico.

Primeiramente é preciso se desfazer de preconceitos e tabus em torno da cirurgia de catarata, que apesar de parecer complicada é um procedimento simples, rápido e muito eficaz. Você sabia que a cirurgia demora em média de 10 a 20 minutos?!

A facoemulsificação é a técnica utilizada na cirurgia da catarata onde o cristalino opacificado é retirado e substituído pelo implante intraocular. Não há necessidade de internação ou de pontos cirúrgicos, é usada a anestesia local e a recuperação é indolor e bem rápida. O pós-operatório é muito tranquilo e rápido.

Avaliação pré-operatória

Primeiro é preciso saber se você é um candidato à cirurgia, e para que seu médico possa recomendá-la é preciso passar por avaliação em consultório.

Durante a consulta é importante entender em qual estágio se encontra a catarata, as opções de tratamento, tipos de lentes intraoculares (LIOs), como é o procedimento, riscos, cuidados pré e pós- operatório.

Exames pré-operatórios também são importantes para mapear as condições da córnea e do fundo do olho.

Uma decisão muito importante é a escolha da lente intraocular, que deve ser feita na avaliação em consultório e análise do paciente após todas as orientações.  Saiba mais no texto: https://drhiltonoliveira.com.br/lentes-intraoculares-e-catarata-qual-escolher/

Cuidados no pré-operatório

Além da análise da sua condição ocular, é preciso compartilhar com o oftalmologista o seu histórico médico e manter em dia a saúde no geral, verificando a presença de outras doenças e se algumas estão controladas, como diabetes, hipertensão arterial,  entre outros que podem afetar as condições oculares.

Assim como o uso de medicações (anticoagulantes, anti-inflamatórios, anti hipertensivos, entre outros) devem ser alinhados com o médico se mantidos ou não com o jejum pré-operatório, pois algumas podem afetar a pressão ocular, por exemplo.

É recomendado evitar consumo de bebidas alcoólicas um dia antes e manter jejum de 8 horas antes para alimentos sólidos e de 6 horas para líquidos.

É recomendado não usar maquiagem e cosméticos na região dos olhos na noite anterior e no dia da cirurgia, evitando alergias ou infecções.

Cabe ao paciente após todas as informações e orientações avaliar a necessidade de planejamento para se afastar de trabalho ou outras atividades por algum período, ou se há cuidados especiais que devem ser preparados.

Também é preciso de um acompanhante no dia do procedimento já que o paciente não poderá dirigir e precisa ir para casa com segurança, evitando pancadas no olho.

No consultório do Dr. Hilton Oliveira, você recebe todas as orientações cuidadosamente para tomar essa decisão com segurança e confiança. Agende sua consulta!