Descolamento de Retina
Sim, a retina descolar do fundo do olho e pode levar à cegueira. Porém, o Descolamento de Retina depende de muitos fatores e principalmente de agravamento de condições de saúde ocular. Entenda no texto abaixo!
A retina é muito importante no processo da visão, pois é responsável por transformar a luz em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro para formar as imagens. A luz que reflete nos objetos entra pelo olho, passa pela córnea e cristalino convergindo na retina, a camada que fica no fundo do olho.
Geralmente o descolamento de retina é indolor e assintomático, a perda de visão é progressiva, e só o médico Oftalmologista pode identificar e tratar o problema. Em alguns casos pode apresentar sintomas como visão embaçada, sensação de ter uma cortina ou véu sobre o olho afetado, manchas escuras/moscas-volantes e flashs na visão.
Causas
Traumas oculares e lesões podem levar ao descolamento de retina. Também doenças como pressão alta, diabetes, tumores e outros distúrbios que alteram o vítreo, o fluido que mantém a retina no lugar.
Além do envelhecimento ser um grande fator de risco, costuma ocorrer nas formas mais avançadas da retinopatia diabética e na alta miopia, em função de degenerações na periferia da retina.
Se você tem histórico familiar de descolamento da retina, fique de olho na sua saúde ocular!
Miopia
A alta miopia (mais de 6 graus) é um distúrbio grave que aumenta o risco de desenvolver outras doenças oculares, como descolamento de retina, glaucoma, catarata, edema macular e pode até levar à cegueira. Já a miopia Degenerativa, condição hereditária, que ocorre devido ao alongamento do globo ocular, pode afetar a retina gravemente evoluindo para complicações como descolamento da retina. O tratamento deve ser precoce e acompanhamento regular para evitar a perda da visão e até cegueira total. Pode se manifestar logo na infância e é importante observar os sinais.
Retinopatia Diabética
O descolamento de retina pode ser uma complicação da retinopatia diabética. A retinopatia é uma doença progressiva e silenciosa que lesiona vasos sanguíneos na retina. Os índices glicêmicos alterados afetam, as paredes dos vasos sanguíneos da retina, que vão estreitando, se deformando (microaneurismas), e há um depósito de material anormal que pode até bloquear o fluxo sanguíneo ou extravasar, causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.
Telas
Uso excessivo de telas de dispositivos eletrônicos (celular, tablet, computador e TV) podem prejudicar a visão desencadeando complicações a longo prazo, como descolamento de retina, catarata e glaucoma.
Exames
A realização de exame periódicos é a melhor forma de prevenir e tratar a tempo o problema. O Mapeamento de Retina é um exame completo e bem detalhado que avalia a retina e todas as estruturas do fundo do olho, como vasos sanguíneos, nervo óptico e vítreo, por exemplo. Já o Exame de Fundo de Olho (oftalmoscopia ou fundoscopia) é outro exame preventivo importantíssimo para detectar e controlar uma forma grave de miopia, a degenerativa, que é acompanhada de problemas como catarata, descolamento de retina e glaucoma.
O descolamento da retina é considerado uma emergência, que pode levar à perda completa da visão, e nesse caso não hesite em procurar o Instituto Penido Burnier!
O Pronto Socorro do Instituto Penido Burnier fica na Av. Andrade Neves, 683 – Botafogo | Telefone: (19) 3232-5866.
AGENDE SUA CONSULTA com nossa equipe.
☎️ 19 3233-2564
📲 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣:19 3233-2564 https://bit.ly/consultaoftalmo
📍Instituto Penido Burnier: Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo | CAMPINAS.