Retinopatia diabética - Dr. Hilton Oliveira

Retinopatia diabética

Diabetes também pode atingir os olhos! Mais de 93 milhões de pessoas com diabetes sofrem com algum dano ocular direto. Você sabia que diabéticos têm quase 30 vezes mais chances de perder a visão?!

Estima-se que uma em cada três pessoas com diabetes desenvolvem retinopatia diabética  (ANAD). E é a maior causa de cegueira em pacientes em idade de trabalho. Representa 4,8% dos casos de cegueira no mundo (1,8 milhão de pessoas).

Após 15 anos de doença, cerca de 2% dos diabéticos tornam-se cegos, e cerca de 10% desenvolvem perda visual grave e após 20 anos, mais de 75% dos pacientes têm alguma forma de retinopatia diabética (CBO).

Retinopatia Diabética

A retinopatia é uma doença progressiva e silenciosa que lesiona vasos sanguíneos na retina.  Os índices glicêmicos alterados afetam, as paredes dos vasos sanguíneos da retina, que vão estreitando, se deformando (microaneurismas), e há um depósito de material anormal que pode até bloquear o fluxo sanguíneo ou extravasar, causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.

Por isso é um risco muito alto estar com o diabetes mal controlado ou não tratado, que aumenta as chances de complicações, como o comprometimento da retina. O controle preciso da glicemia pode reduzir até 76% dos casos de retinopatia diabética. E os tratamentos corretos podem reduzir em 90% dos casos o risco de perda da visão (CBO).

Existem duas formas de retinopatia diabética. A exsudativa,  em que as hemorragias e as gorduras afetam a mácula (afetam a visão central). E a proliferativa, em que novos vasos anormais se proliferam, causam hemorragias, até destruir a retina e provocar descolamento de retina.

Os sintomas incluem visão borrada/embaçada, pontos flutuantes (manchas escuras/ pequenas “moscas volantes”) ou flashes de luz no campo de visão, e perda de visão repentina.

Riscos e Cuidados

O diabetes é um fator de risco e dobra as chances de desenvolver catarata e glaucoma. O edema macular é outro problema decorrente da retinopatia que atinge os diabéticos e leva ao inchaço da retina que prejudica a visão central, usada para ler, por exemplo.

Alguns exames oftalmológicos são fundamentais para o acompanhamento do problema, como mapeamento de retina, angiografia da retina, ultrassom ocular e tomografia de coerência óptica.

Dados recentes mostram que triplicou o número de pessoas com diabetes nos últimos 30 anos na América (OMS). Faça seu acompanhamento médico regular e cuide-se, pois um diagnóstico precoce pode evitar a perda da visão entre outras complicações de saúde.

AGENDE SUA CONSULTA com nossa equipe.

☎️ 19 3233-2564

📲 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣:19 3233-2564 https://bit.ly/consultaoftalmo

📍Instituto Penido Burnier: Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo | CAMPINAS.