Sua mãe tem cuidado da saúde ocular? - Dr. Hilton Oliveira

Sua mãe tem cuidado da saúde ocular?

Neste mês das mães vamos falar de saúde?! Você sabia que as mulheres sofrem mais do que os homens com problemas oculares?! Informe-se nesse texto e saiba como sua mãe pode cuidar melhor da saúde dos olhos, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar à ela.

Cerca de ⅔ do casos de cegueira no mundo atingem o sexo feminino, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Também, muitos estudos mostram que as mulheres têm um risco maior de deficiência visual do que os homens, em grande parte devido ao fator hormonal (CBO).

Gestantes

As futuras mamães passam por várias alterações no organismo e também a saúde ocular é afetada pela mudança hormonal.

A progesterona alta afeta o colágeno da córnea, sofrendo alterações de curvatura nesse período, o que acarreta em mudanças refrativas e consequentes mudanças no grau (pode agravar o ceratocone  e a miopia). Portanto, temporariamente surgem sintomas como visão embaçada, manchas e falta de nitidez.

Também, a lubrificação ocular é afetada pela produção de estrogênio, que causa a síndrome do olho seco,  um dos principais problemas oculares nessa fase que provoca ardência, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento.

Já a diabetes gestacional pode danificar os vasos da retina. E por isso é necessário um acompanhamento oftalmológico frequente.

E nada de se automedicar, pois alguns colírios podem ter substâncias tóxicas e que podem afetar o bebê!

Tem mais de 40 anos?

Existem diversas doenças oculares que surgem após os 40 anos, como presbiopia e glaucoma, sendo que este último provoca perda irreversível da visão e requer um acompanhamento regular e tratamento precoce. Além disso, as mulheres vivem mais do que os homens, com  expectativa de 80 anos (sendo 73 anos para homens), de acordo com IBGE.  A idade é um fator de risco também para desenvolvimento de catarata e retinopatia diabética.

Após os 45 anos, as Moscas Volantes podem aparecer, tendo como principal sintoma pontos escuros na visão.

Também  entre os 45 e 55 anos ocorre a  Menopausa! E nesse período um problema muito comum é o Olho Seco. Essa fase hormonal pode contribuir para o desenvolvimento da catarata, pois a queda na produção do hormônio estrogênio afeta o cristalino, pois ele é necessário para bloquear uma proteína que causa a catarata. Quanto mais cedo a menopausa chegar, maior o risco da mulher desenvolver o problema.

As alterações hormonais podem influenciar na pressão intraocular, que prejudica a visão e pode agravar outras doenças oculares, como o glaucoma e a presbiopia.

Já a partir dos 50 anos, a principal causa de cegueira irreversível é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), outro problema causado pelo envelhecimento que lesiona uma região da retina.

Possui doenças autoimunes ou crônicas?

Hipertensão, diabetes, colesterol alto, entre outros distúrbios contribuem para o desenvolvimento de problemas oculares.

Também as doenças autoimunes! Que atingem mais o sexo feminino, segundo diversos estudos.  Lúpus, artrite reumatoide, diabetes mellitus tipo 1, esclerose múltipla, doença de Graves, síndrome de Sjögren, entre outras, afetam o sistema imunológico e podem provocar problemas na retina.

Alguns tipos de uveítes (doença inflamatória) podem atingir mais mulheres! A provocada pela artrite reumatoide, que atinge predominantemente mulheres de meia idade. Já as uveítes idiopáticas intermediárias podem ser frequentes em mulheres jovens. A uveíte intermediária decorrente de esclerose múltipla acomete mulheres jovens (30% dos casos).

Fique de olho nos sintomas, pois o diagnóstico precoce e o tratamento correto fazem toda a diferença.

Parabéns a quem nos faz enxergar o melhor da vida, com amor! 🌷💟