Sensação de corpo estranho ou areia nos olhos - Dr. Hilton Oliveira

Sensação de corpo estranho ou areia nos olhos

A sensação de corpo estranho nos olhos ou sensação de areia nos olhos pode ser sintoma de diferentes problemas oculares. Confira:

O incômodo provocado nos olhos sinaliza alguma irritação na conjuntiva ou córnea. Pode ser mesmo um cisco e então será um sintoma passageiro. Porém é bom observar se além do desconforto existem outros sintomas que acompanham essa sensação, como dor, sensibilidade à luz, visão turva, vermelhidão, manchas na visão, halos de luz, entre outros.

Até o uso excessivo de telas pode provocar a sensação de areia nos olhos. 90% das pessoas que utilizam computador por mais de 3 horas por dia sofrem com algum sintoma da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC), que apresenta sinais como cansaço visual, visão embaçada, olhos vermelhos, ardência, olhos secos, dor de cabeça e sensação de areia nos olhos.

Olho seco

Um problema muito comum  que tem como um dos sintomas a sensação de areia nos olhos é a Síndrome do Olho Seco. Quando as glândulas lacrimais deixam de produzir adequadamente a lágrima (quantidade e qualidade) provocam ressecamento do olho, pois é a lágrima que lubrifica, hidrata, limpa e protege nossos olhos.

São sintomas também a ardência, vermelhidão e coceira. Pode ser causado por outras doenças, lesões, medicamentos, hormônios e outros fatores que afetam a produção das lágrimas.

Apenas 33% dos brasileiros sabem o que é a Síndrome do Olho Seco de acordo com pesquisa do CBO. Confira  em outro texto: https://drhiltonoliveira.com.br/olho-seco-saiba-tudo-sobre-esse-disturbio/

Blefarite

É uma inflamação na pálpebra, causa geralmente por infecções ou inflamações bacterianas ou também relacionada às glândulas sebáceas próximas às pálpebras. Além da sensação de areia envolve sintomas como coceira, irritação, inchaço, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, e sensibilidade à luz.

Conjuntivites

A sensação de areia nos olhos é uma manifestação típica da conjuntivite. Os sintomas podem variar, os mais comuns englobam a vermelhidão dos olhos, lacrimejamento, ardência,  também, coceira e inchaço das pálpebras. Em alguns casos pode apresentar secreção, visão borrada/ embaçada, pálpebras grudadas ao acordar e muito incômodo (ou até dor) ao olhar para a luz.

A conjuntivite infecciosa é  contagiosa e pode ser fúngica, bacteriana ou viral.Saiba mais sobre as conjuntivites: https://drhiltonoliveira.com.br/conjuntivite-previna-se/

Corpo Estranho

A persistência  e intensidade do sintoma pode indicar outras situações como alergia ou a presença de corpo estranho, por exemplo. Este último é um caso mais grave, que pode provocar lesões, abrasões na córnea (arranhões) e evoluir para complicações.

Pode ser ocasionado por partículas carregadas pelo vento ou outros acidentes oculares,  até mesmo lentes de contato ou maquiagens  usadas incorretamente. Nesses casos há dor, lacrimejamento, irritação ocular e até inchaço.

Jamais deve pôr as mãos no olho, coçar ou inserir qualquer outro objeto na tentativa de remoção. Ressaltando que não deve haver automedicação com colírios! Só deve-se usar colírios se houver prescrição médica pois há risco de efeitos indesejáveis e até complicações (até mesmo os lubrificantes). Saiba mais sobre colírios: https://drhiltonoliveira.com.br/o-que-devo-saber-sobre-os-colirios/

É considerado um atendimento de urgência com necessidade de atendimento imediato.

Somente um médico oftalmologista poderá realizar o diagnóstico correto da causa, tratar e orientar sobre os cuidados em cada situação.