O que a dor de cabeça tem a ver com a visão?! - Dr. Hilton Oliveira

O que a dor de cabeça tem a ver com a visão?!

As dores de cabeça podem estar associadas a problemas oftalmológicos ou muitas vezes ter sintomas na visão que indicam outros distúrbios. Confira!

Todo mundo sente uma dorzinha de cabeça normalmente, não é mesmo? Por mais comum que seja sentir dor de cabeça, é preciso ficar atento aos sinais pois ela pode não apenas atrapalhar o seu dia a dia, mas indicar algum problema mais sério. Tudo depende da intensidade, frequência e  sintomas associados  a dor de cabeça. Vamos descobrir o porquê?

Ai que dor de cabeça!

Cerca de 70% da população é afetada pelo problema, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia. A dor de cabeça interfere na qualidade de vida da pessoa e por isso deve ser investigada para tratar as causas e prevenir futuras crises.

“É sempre melhor prevenir do que remediar. Dor é um alerta do organismo quando algo não vai bem”, aponta o Dr. Hilton Oliveira.

A dor pode ter origem oftalmológica ou outra causa com sintomas que afetam os olhos. Pode vir acompanhada de visão embaçada, pressão atrás dos olhos, pulsações na região,  pontos luminosos, auras, olhos vermelhos, lacrimejamento, etc.

Existem alguns tipos mais comuns de dor de cabeça, confira abaixo características e sintomas!

Cefaleias

A fadiga ocular pode ocasionar cefaleias. Geralmente no trabalho ou estudos, o esforço de leitura diário pode causar dores de cabeça constantes. Isso acontece porque a nossa visão possui uma determinada capacidade acomodativa para focalizar os objetos e quando o esforço visual é excessivo provocamos também um esforço muscular demasiado, contraindo muito esses músculos e provocando dor de cabeça tensional.

É o caso de quem tem Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Também pode ocorrer com quem tem Presbiopia, distúrbio que aparece depois dos 40 anos e também envolve a dificuldade em focar a visão e é acompanhada de muitas dores de cabeça.

Cefaleia tensional
Esse é um tipo bem comum de dor, que é sentida dos dois lados da cabeça, com uma pressão nas laterais ou na testa. Pode durar de horas a dias. A sensibilidade à luz é um sintoma, além do cansaço, dores musculares, dificuldade na concentração, sono, etc.

Cefaleia em salvas
Já a cefaleia em salvas é mais rara e afeta um lado da cabeça somente. Pode durar de  minutos a horas. Geralmente provoca vermelhidão no olho, lacrimejamento, olho caído entre outros sintomas.

Enxaquecas
A enxaqueca atinge em média 15% da população do mundo e é considerada a sexta doença mais incapacitante de acordo com a OMS. Diferente da cefaleia a enxaqueca é mais intensa e pode envolver náuseas ou vômitos. A sensibilidade a luz e barulho é bem maior nesses casos.

A enxaqueca com aura pode causar sintomas como: visão embaçada, formigamento, dificuldade em falar e ouvir, flashes de luz e até a perda de parte da visão.

Diagnóstico

Somente o oftalmologista pode identificar as causas e dar o diagnóstico correto. Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça e somente o médico pode avaliar.

Muitas vezes os sinais podem ser apenas visuais, mas as causas podem ser outras que não as oftalmológicas, desencadeadas por estresse, ansiedade, alimentação, sinusite, entre outros fatores.

Ficou em dúvida a respeito da sua dor de cabeça? Procure um médico e não deixe  problema se agravar.

WhatsApp: https://bitly.com/consultaoftalmo
Telefone: 19 3233-2564
Endereço: Instituto Penido Burnier Acesso direto na entrada da Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo.