Lentes intraoculares e catarata: qual escolher?
A perda da visão causada pela catarata é reversível com procedimento cirúrgico. A cirurgia de catarata é rápida, dura em média 15 minutos, é feita com anestesia local e não requer internação ou pontos cirúrgicos.
O cristalino opacificado pela catarata é aspirado por meio da técnica de facoemulsificação (microincisão de menos de 2 mm na córnea). No lugar do cristalino é colocada uma lente intraocular.
Lentes Intraoculares (Lios)
As lentes intraoculares diminuem ou eliminam a necessidade do uso dos óculos. Elas corrigem o grau e são versáteis, com formatos variados, pois se adaptam a cada necessidade. As lentes possuem filtro incolor, protegem a retina dos raios ultravioletas e não provocam rejeição.
Tipos de lentes intraoculares
Como escolher a melhor lente intraocular? Por ser definitiva, é preciso escolher corretamente a melhor lente. A depender da lente escolhida pelo paciente e suas condições oftalmológicas, pode ser necessária a utilização de óculos para grau residual. Primeiro é preciso entender os tipos disponíveis e as diferenças entre eles. Confira!
Formato:
Lentes Esféricas
São as mais simples, que apenas substituem o cristalino.
Lentes Asféricas
Essas simulam o cristalino garantindo uma correção visual superior, corrigem os vícios refrativos e aberrações do sistema ocular.
Foco:
Em relação ao foco, as monofocais têm um único foco de nitidez (perto ou longe). Já as multifocais, garantem o foco da visão tanto para perto quanto para longe, pois possuem vários arcos na sua estrutura que dão foco, dividindo a luz que entra no olho.
Em relação ao foco, as monofocais têm um único foco de nitidez (perto ou longe). Já as multifocais, garantem o foco da visão tanto para perto quanto para longe, pois possuem vários arcos na sua estrutura que dão foco, dividindo a luz que entra no olho.
A tórica é outro tipo, com alta tecnologia, corrige também o astigmatismo.
Além da monofocal esférica, as asféricas podem ser: multifocal, multifocal tórica, monofocal e monofocal tórica. Veja as diferenças:
Portanto, a correção da visão proporcionada pelo procedimento também resolve simultaneamente outros erros refrativos presentes (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Além de poder ter a acuidade visual restaurada, enxergando com mais nitidez e cores mais vivas, sem borrões, a cirurgia da catarata traz inúmeras vantagens sociais, psicológicas e emocionais.
Confira os principais motivos para fazer a cirurgia!
A catarata afeta o cristalino, provocando uma opacidade que prejudica a entrada de luz e deixa a visão fica nublada e distorcida, com perda progressiva da visão. É a maior causa de cegueira no mundo e está entre as principais causas de deficiência visual (75%). Cerca de 85% dos casos ocorre em idosos, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Que saber como é o pós-operatório da Catarata? Confira no texto do blog.