Impactos da Catarata na Qualidade de Vida - Dr. Hilton Oliveira

Impactos da Catarata na Qualidade de Vida

A catarata provoca dificuldade para enxergar e pode levar a perda total da visão. A perda visual é progressiva, e os sintomas principais são a falta de nitidez, imagens turvas e visão de névoa com cores desbotadas.

Por isso, há um impacto significativo no desempenho das atividades diárias e na qualidade de vida. Ir ao mercado, contar o dinheiro, usar o celular, ler, dirigir, andar na rua, cozinhar…  O paciente vai deixando de realizar pequenas tarefas corriqueiras e passa a depender de outras pessoas em quase tudo.

grátis Foto profissional grátis de adulto, antigo, cadeira Foto profissional

O que parecia simples se torna cada vez mais complicado e até perigoso, pois com a evolução da doença pode desencadear situações de risco, como acidentes, quedas, entre outros. Como a catarata ocorre na terceira idade, onde já há o risco de quedas (e esses acidentes costumam ser mais graves), a perda da visão aumenta a  instabilidade em relação à mobilidade ao se locomover.

A perda da independência, dificuldade em reconhecer rostos e para realizar atividades cotidianas leva a erros, frustração e até isolamento. O paciente perde o interesse em várias atividades e não sai de casa. Tudo isso pode se agravar acarretando em ansiedade, depressão e perda de autoestima.

Também, a opacidade da catarata afeta a regulação normal de percepção da luz e alterando a produção do hormônio responsável pela regulação do sono

A visão prejudicada atrapalha mesmo todos os aspectos da vida da pessoa!

A única solução para a Catarata é a cirurgia. E é um tratamento para o resto da vida! Em um único procedimento, o paciente recupera sua capacidade visual e qualidade de vida.

Como é a cirurgia da catarata?

O procedimento é feito com anestesia local ou por colírio com sedação. A operação é rápida e a alta é no mesmo dia. A recuperação visual é rápida, com retorno às atividades em poucos dias.

A cirurgia da catarata consiste na troca da lente natural do nosso olho por outra lente, a chamada lente intraocular, ou LIO. Na escolha desta lente a ser implantada na cirurgia, é possível eliminar os óculos para longe (miopia, astigmatismo, hipermetropia) ou também para perto (presbiopia).

Com o retorno da visão, além de enxergar bem, a cirurgia da catarata traz inúmeros benefícios sociais, psicológicos e emocionais.

• Independência e Segurança
  • Bem-estar emocional: melhora da autoconfiança e interação social
  • Melhora da mobilidade: reduz o risco de quedas e acidentes
  • Melhora o sono
  • Enxergar com mais nitidez, cores vivas e imagens sem borrões
  • Correção de Erros Refrativos/ Eliminar a necessidade de óculos

A Catarata

O cristalino é a lente natural do nosso olho, que fica atrás da pupila. Ele é chamado assim pelo seu aspecto transparente. A catarata ocorre quando essa lente fica parcialmente ou totalmente opaca. Como a entrada de luz no olho com catarata fica prejudicada, a visão fica embaçada e distorcida.

Consulte nossa equipe e saiba mais sobre o procedimento!

AGENDE SUA CONSULTA com nossa equipe.

☎️ 19 3233-2564

📲 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣:19 3233-2564 https://bit.ly/consultaoftalmo

📍Instituto Penido Burnier: Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo | CAMPINAS.

O que você precisa saber sobre o pré-operatório da Cirurgia de Catarata:

Não deixe para depois! Por que fazer a Cirurgia de Catarata o quanto antes: