Facoemulsificação & Catarata
Se você ainda não conhece como é a cirurgia de catarata, continue lendo esse post! A facoemulsificação é a técnica mais usada na cirurgia da catarata, que soluciona o problema e restaura a visão do paciente, já que a perda visual causada pela catarata é reversível.
Conhecida como ‘faco’ também, é uma técnica cirúrgica que utiliza um ultrassom de alta precisão para emulsificar o cristalino opacificado. Então esse pedacinho do cristalino é microfragmentado e a catarata é aspirada.
As incisões são manuais, precisas e muito pequenas, por isso chamamos de microincisão, com menos de 2 mm na córnea, sem sutura, para a entrada de uma espécie de cânulapara extração da catarata. E é pela mesma abertura que também é realizado o implante intraocular, que irá substituir o cristalino.
O procedimento é bem rápido, dura em média 15 minutos, sem necessidade de internação ou de pontos cirúrgicos, Tudo é feito com anestesia local e a recuperação é indolor e bem rápida. O pós-operatório é muito tranquilo, sem dor e o curativo pode ser retirado no mesmo dia. Leia mais aqui! A melhora já é percebida no dia seguinte e leva de duas a três semanas para estabilização completa da visão.
Benefícios da Cirurgia de Catarata
- Melhora da acuidade visual , com foco e cores vivas.
- Independência para realizar todas as atividades cotidianas (Ir ao mercado, contar o dinheiro, usar o celular, ler, dirigir,etc).
- Mais segurança para se locomover reduzindo o risco de quedas e acidentes.
- Melhora o sono, pois a catarata pode afetar a produção hormonal que regula essa atividade.
- Maior qualidade de vida, melhora na autoconfiança e interação social.
- Evita a perda da visão e problemas consequentes como depressão, ansiedade, etc.
- Possibilidade de eliminar o uso de óculos promovendo maior independência e conforto.
Lentes Intraoculares
Junto com a catarata são desenvolvidos erros refrativos, como a miopia. E as lentes intraoculares conseguem corrigir os dois problemas de uma só vez de forma definitiva. Elas não provocam rejeição e são adaptadas a cada necessidade. Saiba mais aqui!
A Catarata
A catarata afeta o cristalino e provoca uma opacidade que prejudica a entrada de luz e consequentemente a visão fica nublada e distorcida, com imagens sem de nitidez, turvas, névoa e cores desbotadas. O problema piora progressivamente com o tempo. A catarata é a maior causa de cegueira no mundo e 85% dos casos ocorrem em idosos, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A catarata senil aumenta a prevalência coma idade, em pessoas com menos de 65 anos (17%); entre 65 a 74 anos (47%) e acima de 75 anos (73%).
Mitos sobre a catarata
Existem muitos mitos que o paciente acredita por falta de informação, como:
A catarata atinge idosos somente: MITO!
Não existem fatores de risco para desenvolver catarata : MITO!
A catarata pode ser prevenida: MITO!
Existem colírios e lentes para curar a catarata: MITO!
A cirurgia é complexa e de recuperação demorada: MITO!
A catarata pode retornar ao olho operado: MITO!
Descubra no texto sobre cada um deles no texto 6 mitos sobre a catarata!