O que é Anisometropia?
Quando o grau de refração é diferente em cada olho chamamos de anisometropia. Um olho com miopia e outro com hipermetropia, ou ambos com graus de astigmatismos distintos. Tal condição oftalmológica pode ter um impacto significativo na visão dos pacientes.
Essa discrepância, pode ser sutil ou mais acentuada, e é geralmente causada por diferenças no tamanho ou na curvatura dos olhos, resultando em imagens focadas em pontos distintos da retina.
Erros refrativos com diferença baixa em geral o próprio organismo se adapta e corrige a percepção das imagens, porém com a anisometropia, a diferença é maior e afeta significativamente a visão binocular. O pode ser um desafio para atividades que requerem precisão, como dirigir, ler, usar dispositivos eletrônicos ou praticar esportes.
Anisometropia Simples
Um olho apresenta visão normal e o outro algum distúrbio como miopia ou hipermetropia.
Anisometropia Composta
Os dois olhos possuem o mesmo problema de visão com grande diferença de graus entre eles.
Anisometropia Mista
Cada olho apresenta um problema de visão diferente.
As causas da anisometropia podem variar, desde ser decorrente da catarata, lesões oculares, cirurgias ou surgir durante a gestação e já nascer com o distúrbio.
Os sintomas associados à essa condição variam e envolvem geralmente problemas de percepção de profundidade, desconforto para ver, visão borrada/turva, visão dupla, dificuldade para focar, dor de cabeça e ambliopia.
Acarreta também numa sobrecarga visual, pois exige do cérebro um esforço maior para integrar as informações visuais, resultando em fadiga ocular.
A depender de caso podem ser indicados óculos, lentes de contato e até cirurgia refrativa. O acompanhamento oftalmológico é indispensável, para uma melhor qualidade de vida.
Consulte nossa equipe e saiba mais!
AGENDE SUA CONSULTA com nossa equipe.
☎️ 19 3233-2564
📲 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣:19 3233-2564 https://bit.ly/consultaoftalmo
📍Instituto Penido Burnier: Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo | CAMPINAS.