Por que fazer a cirurgia da catarata o quanto antes?
Anualmente surgem 120 mil novos casos de catarata no Brasil! A doença é responsável por 50% dos casos de perda de visão. No mundo a catarata atinge 5% das pessoas com idade entre 60 e 65 anos; 12% entre 65 a 70 anos, e 40% acima de 70 anos. No Brasil, cerca 17% dos casos de catarata ocorrem dos 55 aos 65 anos. Na infância 40% dos casos de cegueira são de catarata congênita (DATASUS).
De 2009 para 2019, o número de cirurgias de catarata dobrou, indo para mais de 600 mil. Porém com a pandemia o número de cirurgias de catarata caiu, 38% de 2019 para 2020 (DATASUS); dado preocupante já que a doença é progressiva e leva à cegueira. Porém, com o retonro das cirurgias e maior normalização as atividades, o acúmulo de cirurgias não realizadas leva a um aumento nas filas pelo procedimento. Para realizar o procedimento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) um médico do próprio sistema deve avaliar e encaminhar. Estima-se que em média existam mais de 100 mil brasileiros aguardando na fila por uma cirurgia de catarata.
Uma crença antiga é que é preciso esperar a catarata progredir para realizar a cirurgia, o que não é verdade, quanto mais cedo melhor, proporcionando menos perdas visuais e melhora da acuidade visual.
Um dos riscos de adiar a cirurgia é que quanto mais madura ou avançada for a doença, mais demorado pode ser o procedimento, com aumento do fluxo de fluídos para aspiração das partículas pode haver uma perda maior de células que não têm regeneração. Também pode haver o risco da córnea perder a transparência com a sobrecarga da estrutura ocular em casos demasiadamente avançados.
Além disso, as complicações que a catarata provoca na vida da pessoa com a perda da visão, com maiores riscos de quedas e acidentes, perda da independência para realização de atividades cotidianas, como dirigir, fazer compras, entre outras.
A cirurgia de catarata é o único método de tratamento eficaz para o problema, que soluciona definitivamente restaurando a visão. Contar com um bom especialista é fundamental, e com mais de 30 anos realizando essa cirurgia, o Dr Hilton Oliveira oferece um tratamento seguro, além de uma estrutura especializada completa e de referência do Instituto Penido Burnier para procedimentos cirúrgicos e todo o pré-operatório com exames completos.
Nossa equipe realiza os testes e orientações atenciosas para o paciente realizar sua escolha das Lentes Intraoculares (LIOs) com tranquilidade e segurança.
Estrutura completa
Há mais de 100 anos o Instituto Penido Burnier é referência nacional como hospital especializado em tratamentos oftalmológicos. Desde 1920, atua com corpo clínico capacitado e tratamentos de ponta. Realizamos os principais exames oftalmológicos entre mais de 40 avaliações para diagnóstico e acompanhamento de diversos distúrbios da visão. Além dos consultórios oftalmológicos e equipamento moderno para exames e cirurgias, o hospital conta com ambientes específicos: exames, sala de adaptação de lentes de contato, avaliação pré-anestésica, centro cirúrgico e internação hospitalar em apartamentos.
Saiba mais sobre o procedimento: