5 curiosidades sobre a relação do sono e a visão
Noites mal dormidas fazem mal à saúde pois comprometem o funcionamento de todo o organismo e afetam até a imunidade. Mais de 70% dos brasileiros tiveram problemas relacionados ao sono durante a pandemia! Metade teve prejudicada a sua capacidade de dormir bem, segundo estudo global (Instituto do Sono – Mar/2021). Já pesquisa do Ministério da Saúde aponta que mais de 40% têm algum tipo de distúrbio do sono.
Os distúrbios do sono estão relacionados ao medo, angústia, estresse, ansiedade e mudanças na rotina. Mas o que o sono tem a ver com saúde ocular?
Dormir pouco
Alterações na qualidade e no tempo do sono prejudicam a produção equilibrada das substâncias que regulam o sono. E já que a luz regula nosso sono, nosso organismo entende a alternância da claridade da luz do dia e do escuro da noite, influenciando a produção hormonal que afeta nosso sono e humor também (rodopsina, melanopsina e melatonina).
Estes, pigmentos fotorreceptores da retina, com o desequilíbrio podem provocar problemas de lubrificação dos olhos, acarretando no desenvolvimento da síndrome do olho seco, até afetar a retina, aumentando o risco de alterações vasculares e disfunções musculares de acomodação.
Como também prejudica a imunidade, deixa o organismo suscetível a doenças, e principalmente as oculares sazonais.
A insônia pode ter causas oftalmológicas como glaucoma, catarata, neuropatia óptica, papiledema, entre outras; além de algumas ambientais e relacionadas a demais questões de saúde.
Confira outras curiosidades:
Cirurgia de catarata melhora o sono
A catarata escurece a visão e atrapalha a percepção da luz, ela afeta um hormônio responsável pela regulação do sono. A cirurgia melhora a absorção de luz, que corrige a produção da melanopsina e consequentemente a melatonina, que induzem o sono. Assim, com a cirurgia o ‘relógio biológico’ volta a funcionar!
Tremor nas pálpebras?
O tremor nas pálpebras não é um simples incômodo, é um alerta de que você está no seu limite! Pode ser sinal de cansaço, excesso de sono, estresse, ansiedade, ressecamento ocular e até excesso de cafeína. Para saber a causa é preciso a avaliação médica!
Porque o olho coça quando estamos com sono?
Costumamos sentir uma coceira nos olhos quando estamos com muito sono. O que ocorre é que ao piscar lubrificamos os olhos e o filme lacrimal que protege das impurezas do ar. Porém quando estamos cansados (geralmente no fim do dia), piscamos menos, o que deixa os olhos menos lubrificados e mais irritados, o que faz os olhos arderem e coincidentemente coçarem. Também o que pode piorar essa situação é a exposição excessiva a fontes de luz (como celular e computador), que reduz em 66% a quantidade de vezes que piscamos, o que agrava a evaporação lacrimal.
Não se esqueça que coçar os olhos é um hábito prejudicial à saúde dos olhos, pois a pressão do ato de coçar nos olhos pode aumentar o risco de ceratocone, além de infecções e inflamações! Fique de olho, cuide-se.
Luz azul das telas faz mal pro sono
A luz azul está presente nas telas dos dispositivos eletrônicos e ficar muito tempo exposto a ela pode prejudicar a visão. Ela está relacionada ao equilíbrio hormonal e esse espectro da luz pode afetar as células fotorreceptoras do olho e interromper a produção do hormônio do sono.