Visão Monocular
A visão monocular ocorre quando o paciente só consegue enxergar com apenas um dos olhos. É caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos. Então há visão normal em um olho e cegueira no olho contralateral ou acuidade visual inferior a 20/400 com a melhor correção visual, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
A visão monocular acarreta em dificuldades quanto à noção de distância, profundidade (estereopsia), o paciente perde cerca de 25% do campo visual e a sensação de espaço tridimensional ou percepção espacial dos objetos é limitada. Então, pacientes com visão monocular reconhecem normalmente as cores, tamanhos e formas dos objetos, mas têm dificuldade em avaliar a profundidade e as distâncias. O que pode impactar na prática de esportes, por exemplo.
Entre as causas mais comuns da visão monocular está o glaucoma, doenças da retina ou da córnea (como ceratocone), toxoplasmose, anomalias congênitas, tumores e traumatismos oculares.
Direção
Podem dirigir pessoas em que a visão mínima exigida é de 66% nas categorias A e B (para portadores de visão monocular e ao menos percepção luminosa no outro olho) ou 50% em cada olho. E para outras categorias pode ser exigida uma porcentagem maior.
Houve um aumento de 44% nas CNHs com indicações de restrição visual, entre 2014 e 2020. Entre as anotações mais recorrentes nas carteiras está a visão monocular (332 mil) . Muitos acidentes resultam de comprometimento da saúde dos olhos e por isso é muito importante realizar o tratamento oftalmológico para prevenção do agravamento, correção e melhoria da acuidade visual, para maior segurança no trânsito.
Saiba mais em:
Deficiência por visão monocular
A legislação brasileira garante os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência à pessoa que enxerga com apenas um olho. Então consta que “Os benefícios inerentes à Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência devem ser estendidos ao portador de visão monocular, que possui direito de concorrer, em concurso público, à vaga reservada aos deficientes.”
Neste ano foi criada uma lei (14.622/ 2023) que estabelece o Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular, a ser celebrado anualmente em 5 de maio, com objetivo de evitar a discriminação e permitir a participação dos monoculares na vida em sociedade com o pleno exercício da cidadania.