Piscina: Dicas para Curtir o Verão com Segurança - Dr. Hilton Oliveira

Piscina: Dicas para Curtir o Verão com Segurança

Nesse período de férias e de verão é mais comum o banho de piscina ou viagens à praia e cachoeiras. E nesses casos é preciso ter alguns cuidados com os olhos para evitar problemas oculares.

Quando estiver na piscina, proteja os olhos do cloro da água, pois ele pode remover a película lacrimal, que protege os olhos, deixando-os vulneráveis a infecções. É por isso que muitas vezes após um mergulho no mar ou piscina os nossos olhos ficam irritados, vermelhos, pois estamos expondo os olhos ao risco de uma inflamação e/ou contágio.

A água da piscina contém também muitos produtos químicos que provocam irritação nos olhos, além de bactérias que podem causar contágios. Por isso não é recomendado abrir os olhos dentro da piscina, por exemplo, porque a água pode estar contaminada com   microrganismos.

Em geral, recomenda-se um óculos de mergulho para garantir a proteção e também evitar o uso de lentes de contato na piscina, pois há risco de contaminações. Regras que valem também para mar e cachoeiras. No caso da água salgada do mar, tenha uma garrafa com água potável para lavar os olhos depois do banho de mar ou em casos de contato com areia.

Evite ficar tempo demais na água, sob exposição solar prolongada, pois são fatores de risco para Olho Seco.

Você pode usar colírios lubrificantes caso sinta incômodo nessa situação, mas somente após conversar com seu médico Oftalmologista. Não se automedique, pois o uso errado de colírio pode agravar a situação.

Sem esses cuidados você pode se expor a uma conjuntivite e até mesmo uma ceratite, infecção que afeta a córnea, e que pode ser causada pela água contaminada, lentes de contato infectadas e exposição solar. Os sintomas dos dois problemas podem incluir vermelhidão, sensibilidade à luz (fotofobia), lacrimejamento, queimação/ardência ocular, e somente o Oftalmo poderá diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Fique de olho em outras dicas pra se cuidar melhor nesse período também:

Use óculos de sol com proteção uv;

Use chapéus e bonés que ajudam a proteger os olhos;

Não deixe cair protetor solar nos olhos;

Não entre no mar, cachoeira ou piscina de lente de contato;

Não abra os olhos dentro da piscina;

Não compartilhe colírios de outras pessoas;

Evite excesso de ar condicionado;

Não leve as mãos aos olhos;

Hidrate-se regularmente (1,5 a 3 litros por dia em média);

Use colírios lubrificantes receitados pelo seu oftalmo para evitar olho seco;

Lave olhos com água potável em qualquer incidente.