Visão embaçada? Conheça as Maculopatias! - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Visão embaçada? Conheça as Maculopatias!

Hoje vamos falar sobre um assunto sério, mas importante: as maculopatias. Se você já ouviu falar desse termo e não sabe muito bem o que significa, ou se está enfrentando algum problema de visão, fique de olho neste post.

O que é uma maculopatia?

As maculopatias são condições que afetam a mácula, uma pequena região localizada na parte central da retina, responsável pela visão detalhada e percepção das cores. 

Pode ser provocada por diferentes fatores, como o envelhecimento, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a retinopatia diabética e outras doenças oculares.

Tipos de maculopatias

Maculopatia diabética

Esse é o tipo mais frequente, decorrente de complicações da diabetes que provoca danos nos vasos sanguíneos da retina.  Pode afetar apenas a mácula ou toda a retina.  A retinopatia diabética leva à visão embaçada e distorcida. 

Maculopatia degenerativa

A DMRI é a vilã das maculopatias, um dos principais tipos também, que atinge principalmente pessoas mais velhas. Ocorre devido ao desgaste da mácula ao longo dos anos e pode resultar na perda gradual da visão central. É uma das principais causas de perda de visão na terceira idade, dificultando tarefas simples como ler, reconhecer rostos e dirigir.  

Maculopatia miópica

É uma complicação secundária à alta miopia, patológica ou degenerativa, que causa alterações como adelgaçamento da retina, alterações degenerativas da esclera, formação de estrias e a degeneração da mácula. É comum nesses casos a visão embaçada ou distorcida, perda de contraste e sensibilidade à luz. Pode estar associada ao descolamento da retina, cataratas, glaucoma, outras doenças e ao comprimento axial do globo ocular, à medida que o globo ocular se estica há alterações estruturais na retina e na mácula, prejudicando a visão central.

Maculopatia traumática

Esse tipo decorre do traumatismo, geralmente associada a corpos estranhos.

Maculopatia solar

Essa é uma lesão na retina proveniente da exposição direta ao sol sem proteção; risco presente, por exemplo, ao olhar diretamente para o sol por mais de 90 segundos. Provoca dor, cefaleia, fotofobia e redução da acuidade visual.

Buraco Macular

Essa é uma abertura na mácula  causada por traumas, envelhecimento ou outras doenças oculares. Acarreta em perda significativa da visão central.

Existem também outros tipos como a Maculopatia pós-facectomia (acumulação de fluido na retina) e a Maculopatia em celofane, conhecida como Membrana Epirretiniana em que se forma uma membrana fina  sobre a mácula, provocando distorção da visão central. 

Prevenção e tratamento das maculopatias

A prevenção é sempre o melhor caminho! Embora algumas maculopatias possam ser inevitáveis devido ao envelhecimento natural do organismo, é possível adotar medidas para minimizar o risco, com hábitos saudáveis e acompanhamento oftalmológico. A realização de exames específicos são essenciais, como a angiofluoresceinografia e a tomografia de coerência óptica (OCT). 

Não deixe de lado sua saúde ocular!

AGENDE SUA CONSULTA com nossa equipe.

☎️ 19 3233-2564

📲 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣:19 3233-2564 https://bit.ly/consultaoftalmo

📍Instituto Penido Burnier: Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo | CAMPINAS.