Quais exames preciso fazer nesse ano? - Dr. Hilton Oliveira

Quais exames preciso fazer nesse ano?

O começo do ano é o momento ideal de fazer um check-up completo da saúde, incluindo a oftalmológica. A prevenção de muitos problemas oculares é possível com a realização de consultas regulares e dos exames habituais. Além da avaliação externa, feita pelo Oftalmo, os exames permitem identificar sinais que não estão visíveis a olho nu, diagnosticando problemas de visão, evitando a progressão de doenças e complicações decorrentes, principalmente a perda da visão. Não diagnosticar um problema precocemente pode permitir que ele evolua! Atenção principalmente para o risco de deonças que podem causar cegueira irreversível, como o glaucoma.

Para consultas regulares de check-up oftalmológico é importante realizar exames como:

Teste de acuidade

É um teste para avaliar o quanto a pessoa consegue enxergar. Geralmente é realizado com a Tabela de Snellen, contento letras de diversos tamanhos.

Exame de fundo de olho

Também chamada de oftalmoscopia, é um exame que avalia as estruturas do fundo do olho, desde o nervo óptico, coróide, vasos sanguíneos e retina. Utiliza o oftalmoscópio, aparelho que possui uma lente especial.

Pelos sinais detectados pode identificar doenças como glaucoma, tumores, diabetes, pressão alta, até mesmo lúpus, leucemia, tuberculose, toxoplasmose, sífilis entre outros. Muitas doenças têm sintomas que se manifestam nos olhos. Por isso é possível identificar um problema que não é ocular.

Exame de refração

Esse exame é fundamental para avaliar  a acuidade visual, ou seja, a capacidade de enxergar do paciente. É possível verificar erros de refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Como o auto refrator, o paciente realiza a leitura de diferentes letras e números, com distâncias e tamanhos variados, permite testar lentes corretivas, para indicar o grau de óculos.

Topografia de córnea

Também chamado de ceratometria, topografia computadorizada de córnea ou ceratoscopia, esse exame é muito importante. Ele realiza mapeamento da topografia da córnea, avaliando o relevo da córnea e sua curvatura. Por meio dele é possível diagnosticar problemas refrativos, catarata e ceratocone.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

Essa tomografia é um exame que gera imagens das estruturas oculares com alta resolução. A tecnologia de escaneamento permite detectar doenças oculares na córnea, retina, nervo óptico e vítreo. Com ele é possível detectar  glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular, buraco de mácula, edema macular, distrofias retinianas, entre outros.

Tonometria

É um dos principais exames para realizar a medida da pressão intraocular. É realizado com um aparelho específico.

Teste Ortóptico

É o teste indicado para avaliar os músculos que permitem a movimentação dos olhos. O exame verifica alterações sensoriais, da motilidade ocular e avalia o alinhamento ou desvio dos olhos. Diagnostica perturbações da visão binocular, estrabismo, ambliopia e problemas da visão relacionados ao sistema nervoso. No caso do estrabismo, por exemplo, se identificado tardiamente, pode até causar cegueira em um dos olhos, e por isso a importância do diagnóstico precoce.

Teste Ishihara

Para avaliar a percepção das cores, o teste é utilizado no diagnóstico do daltonismo e também de doenças na mácula.

No caso de diabéticos é importante acrescentar:

Mapeamento de Retina

Analisa as estruturas do fundo do olho: nervo óptico, retina e vítreo. O procedimento é feito com a pupila dilatada. O exame pode até identificar diabetes  e hipertensão, por exemplo, a partir de alterações encontradas

Retinografia

Gera imagens do fundo do olho: coróide, o nervo óptico retina e os vasos sanguíneos. Ele identifica alterações com a fotografia da retina.

Angiofluoresceinografia

Gera o angiograma da retina (anatomia dos vasos sanguíneos). Com esse exame de contraste são analisado diferentes camadas da retina, coróide e vasos sanguíneos. Ele gera imagens com iluminação e filtros que permitem ver  além de problemas como retinopatia diabética, degeneração macular, entre outras alterações.

E se você possui Glaucoma ou histórico familiar da doença é importante realizar também:

Paquimetria corneana

Mede a espessura da córnea, pois medidas diferentes do valor normal podem indicar aumento da pressão intraocular. Importante avaliação já que a doença é assintomática e muitas vezes é silenciosa.

Campimetria manual e computadorizada– Controle do glaucoma

Gonioscopia– Classificação do glaucoma

Ultra-sonografia biomicroscópica– avaliação do glaucoma de ângulo estreito

Curva tensional diária – confirmação diagnóstica nos glaucomas

Teste provocativo para glaucoma

Análise computadorizada de papila e/ou de fibras nervosas  – análise das camadas do nervo óptico

Confira mais sobre os exames e indicações!

Não caia em cilada: não faça exames e lentes gratuitos

Quem nunca ouviu falar de ‘exame de vista grátis’ ou já foi abordado na rua pra fazer o seu óculos com exame de grau gratuito?! CUIDADO! Somente um médico oftalmologista pode examinar e receitar óculos ou lentes. Pois é necessária a formação correta e a aparelhagem adequada, para poder avaliar a acuidade visual, realizar um diagnóstico completo e indicar o grau ou o tratamento certo para o paciente.  Mais do que descobrir qual o grau, o médico irá avaliar na consulta todos os aspectos do olho, além de sintomas, histórico familiar, problemas de saúde existentes e realizar testes  para identificar quaisquer distúrbios. Isso permite um diagnóstico assertivo de doenças, que muitas vezes são assintomáticas e podem ser graves, como ceratocone, glaucoma, catarata, retinopatia diabética e infecções. Por isso, nunca faça exames gratuitos de rua, nem aceite venda casa de produtos e serviços, pois é uma prática ilegal, como alertam o Cremesp (Conselho Regional de Medicina) e o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia). Fique de olho! 😉