Principais Complicações Oculares da Dengue - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Principais Complicações Oculares da Dengue

Com mais de 6 milhões de casos prováveis de dengue neste ano, a incidência da doença preocupa. É preciso ficar de olho nos sintomas e procurar sempre um especialista. Além dos sintomas comuns da doença, é importante saber que a dengue também tem implicações oculares, que podem em alguns casos complicações sérias que precisam de acompanhamento oftalmológico. As manifestações oculares podem estar presentes em vários estágios da doença, sinais como dor nos olhos e visão turva são um alerta para buscar um Oftalmologista.

Conheça as principais manifestações oculares:

Mosquito, Inseto, Dengue

Conjuntivite

A conjuntivite é um distúrbio ocular que afeta a conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. Os sintomas mais comuns que aparecem são: vermelhidão dos olhos, lacrimejamento, ardência, sensibilidade à luz, secreção, visão embaçada, sensação de areia nos olhos, coceira e inchaço das pálpebras.  

Uveíte

A inflamação da úvea, a camada onde ficam a íris, o corpo ciliar e a coróide. No caso da dengue o tipo comum é  a uveíte anterior, que atinge a região frontal da úvea, a íris e pode afetar vasos sanguíneos visivelmente. Muito parecidos com os sintomas da conjuntivite, porém sem secreção, além do olho vermelho, irritado e com sensibilidade à luz, a dor no olho, perda de visão e visão turva ou com pontos flutuantes são frequentes em alguns casos e podem auxiliar a diferenciar o diagnóstico do problema.

A uveíte é fator de risco para desenvolvimento de catarata e glaucoma. Também pode ser causa de perda de visão! 

Edema macular

O problema envolve o acúmulo de fluido na mácula, parte central da retina, causando visão distorcida, embaçada e prejudicada, afetando a leitura e reconhecimento de rostos, por exemplo.

Oclusão Vascular 

A dengue afeta a produção de plaquetas e por isso existe um risco de lesão nos vasos sanguíneos oculares, que pode  afetar a retina e até mesmo provocar sequelas, que diminui a visão e aumenta o risco de hemorragia intraocular. A trombose ocular ocorre pelo depósito de anticorpos nas paredes internas das artérias e vasos.

Hemorragias

As hemorragias podem ser de diferentes tipos, afetando regiões diferentes dos olhos. Na retina, podem ocorrer sangramentos que podem afetar a visão. A intraocular atinge o vítreo (fluído que preenche o globo ocular) . A  subconjuntival afeta a conjuntiva (parte branca do olho).

Neurite Óptica

Nos casos mais graves da dengue, pode acometer o nervo óptico provocando neurite óptica, levando à cegueira irreversível. A inflamação danifica a estrutura do nervo óptico impedindo que as informações entre cérebro e globo ocular sejam transmitidas corretamente, provocando perda de visão.  

Complicações Raras

Podem ocorrer em casos raros Maculopatia exsudativa, Descolamento de retina, Vasculite, Efusão coroidal e Manchas de Roth.

Os problemas oculares são geralmente assintomáticos, por isso se o paciente for diagnosticado com dengue deve procurar um médico Oftalmologista também.