Primavera & cuidados com os Olhos - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Primavera & cuidados com os Olhos

Com a nova estação, a primavera, é preciso se atentar a saúde dos olhos, pois é uma época propícia para crises alérgicas oculares. Isso ocorre porque várias substâncias alergênicas estão presentes no ar, como o pólen e poeira, afetando não apenas o sistema respiratório, mas também os olhos. As alergias e outros problemas oculares sazonais podem afetar a qualidade de vida e interferir nas atividades diárias. Além das alergias oculares, algumas doenças oculares podem ser agravadas  devido ao clima seco. Confira os distúrbios mais comuns:

Alergias Oculares

As alergias oculares podem causar sensação de queimação, visão turva e aumento da sensibilidade à luz.

Conjuntivite Alérgica

O pólen pode provocar coceira e irritação ocular e podem levar a uma conjuntivite alérgica, que é uma inflamação da membrana transparente que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Os olhos podem ficar vermelhos, lacrimejantes, coçando e inchados devido à exposição ao pólen.

Conjuntivite Viral

A propagação de vírus respiratórios comuns durante a primavera pode levar a surtos de conjuntivite viral. A inflamação da conjuntiva é um quadro que pode surgir com infecções virais como Gripe ou Covid. Os sintomas podem incluir vermelhidão, inchaços das pálpebras, secreção, lacrimejamento,  fotofobia, dor ocular, visão embaçada e sensação de areia no olho.  

A conjuntivite de tipo viral é altamente contagiosa e requer cuidados de higiene ocular, com limpeza, não levar as mãos aos olhos, compressas de gelo para pálpebras inchadas, evitar contato com outras pessoas e compartilhamento de objetos pessoas (toalhas, fronhas, maquiagens, etc).

Terçol

O terçol costuma incomodar, com sensação de corpo estranho, provocando dor, pálpebras inchadas, olhos lacrimejando e fotofobia (sensível à luz). Diferente da conjuntivite que é viral, ele é uma inflamação bacteriana (folículos ciliares infectados por estafilococo) que provoca obstrução das glândulas sebáceas, criando acúmulo de pus.

Pode ser causado por coçar olhos com mãos sujas, uso de maquiagens, estresse e alterações hormonais, por exemplo. Geralmente pode desaparecer naturalmente em uma semana em casos mais simples e externos. Já o interno pode ser mais sério e precisa de acompanhamento que pode requerer uso de antibióticos e outras medicações.

Olho Seco

O aumento da exposição ao vento e à poeira nesta estação pode piorar os sintomas do olho seco. A vermelhidão ocular, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, coceira, ardor, por exemplo, são sintomas de alerta. A secura afeta a córnea e a região conjuntiva, que pode evoluir para complicações como inflamações, lesões, úlceras e em casos extremos, perda de visão. Por isso é importante o diagnóstico e tratamento oftalmológico.

Ceratocone

A estação primaveril com todos esses distúrbios agrava a vontade de coçar os olhos, aumentando o risco do ceratocone. É preciso alertar que esfregar os olhos é um perigo para saúde ocular, pois pode afetar a estrutura da córnea e até pode influenciar no aumento de grau! Também provocar irritações oculares e levar bactérias aos olhos. Em casos extremos pode provocar outras lesões ou rompimento de vasos na região ocular. 

Cuidados com os Olhos na Primavera

  • 🌸 Lave os olhos regularmente
  • 🌼 Use umidificadores
  • 🌻 Evite uso prolongado de ar condicionado e ambiente fechados
  • 💐 Não se automedique com colírios. 
  • 🌹 Não coce os olhos para não aumentar a irritação ou arranhar/pressionar a córnea, provocando lesões. Lave sempre as mãos, evite aplicar força, use uma toalha umedecida  fazendo leve movimentos, também converse com seu oftalmologista sobre a necessidade de colírio ou medicamentos para tratar o processo alérgico.
  • 🌷 Em caso de irritações oculares é recomendado lavar os olhos com shampoo neutro, fazer compressas com água gelada e até soro fisiológico para aliviar, mas o oftalmologista deve ser procurado assim que surgirem sintomas oculares.
  • 🏵️ Utilize óculos de sol com proteção UV adequada para proteger seus olhos da exposição aos raios solares e diminuir o contato com o pólen.
  • 🌷 Reduza a exposição a alérgenos, como ácaros e poeira, limpando bem os ambientes.