O que é presbiopia?
Entenda esse problema de visão que atinge a maioria das pessoas acima dos 40 anos.
A presbiopia costuma aparecer a partir dos 40 anos. Mais de 18 % da população brasileira é afetada pelo problema, ou seja, 100% na população a partir dos 55 anos (cerca de 39 milhões de pessoas).
É provocada por uma alteração no cristalino, lente natural do nosso olho responsável pelo foco da visão. Devido a um mecanismo chamado acomodação, as fibras e musculatura do corpo ciliar conseguem mudar a curvatura do cristalino, alternando desta forma o foco da nossa visão ao olhar para longe e para perto. Essa capacidade de focar para distâncias diferentes vai sendo perdida com o passar do tempo. Com a idade avançando, o cristalino, que é também uma lente natural do olho, perde sua flexibilidade gradualmente. As fibras endurecem, perdem a elasticidade, causando dificuldade para enxergar perto.
Conhecida como ‘vista cansada’, é um erro refrativo, pois afeta o foco e formação da imagem na retina. É considerada por pesquisas, a causa mais comum de deficiência visual no mundo na terceira idade.
Sintomas da presbiopia
Quem tem presbiopia sofre com a dificuldade de enxergar objetos próximos, principalmente para ler!
Por esforçar as vistas, é comum sentir dor de cabeça, dor nos olhos, irritação, lacrimejamento e cansaço ocular.
A presbiopia, também é chamada de ‘síndrome do braço curto’, pois a dificuldade de enxergar o que está perto dá a sensação de que os braços estão ficando curtos.
Causas
A idade é o principal motivo para o surgimento da presbiopia. Mas ela pode ser acelerada por outros fatores de risco como problemas de saúde (diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares), medicações e até alimentação desequilibrada.
Por estar basicamente relacionada ao envelhecimento, é um processo natural e se torna um problema comum. Não há prevenção, mas existem hábitos que proporcionam melhor qualidade da visão. A ida ao médico oftalmologista é o primeiro cuidado, tanto para acompanhamento, quanto para o tratamento.
Tratamentos da presbiopia
Essa condição pode ser tratada de diversas maneiras, a depender da saúde ocular do paciente, do grau e outros fatores a serem avaliados pelo oftalmo. Para casos mais simples, os óculos para leitura melhoram o foco.
”Estes óculos oferecem foco fixo, ou seja, se calculados para 30 cm não ficarão satisfatórios para o monitor de um computador de mesa, assim como também não permitirão visão para longe, tal como ver pessoas além da mesa de trabalho. Os óculos multifocais vieram para resolver este problema”, informa o Dr. Hilton Oliveira.
O tratamento cirúrgico pode ser feito com laser (cirurgia refrativa) ou implante de lentes intraoculares.
A cirurgia refrativa é feita com laser é e remodela a córnea, corrigindo a refração da luz no olho. Conta com duas técnicas eficazes: LASIK e PRK.
Já o implante intraocular, não altera a estrutura ocular, mas insere uma lente muito moderna no lugar do cristalino, substituindo a lente natural do olho, ou pode ser inserida entre a córnea e a íris ou entre a íris e o cristalino, sem a remoção deste.
Faça uma consulta e descubra qual o melhor procedimento indicado para o seu caso!