Nervo óptico & Visão - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Nervo óptico & Visão

O nervo óptico fica no fundo da do olho, saindo da retina. Ele é o tecido que conecta o olho e o cérebro. Composto por milhares de fibras, ele é quem envia os impulsos elétricos (luz convertida pelas células fotorreceptoras da retina) para o cérebro decodificar em imagens.

Estruturado em 4 camadas, é formado pelo começo do nervo no globo ocular (cabeça óptica), parte interna (orbital), dentro do canal óptico (intracanicular) e a craniana. O  do olho direito comanda os impulsos para o hemisfério cerebral esquerdo, e do olho esquerdo vão para o hemisfério direito. Também essa é a área responsável por promover a percepção das cores, brilho, acomodação e dilatação/contração das pupilas.  

Glaucoma

Com o glaucoma , o aumento da pressão ocular pode danificar as fibras do nervo que também fazem parte da retina. Essa lesão vai matando as células ganglionares do nervo óptico e consequentemente leva a perda da visão.

Papiledema

Envolve a pressão elevada no cérebro que provoca inchaço no nervo óptico. O paciente pode apresentar geralmente dor de cabeça. Pode ser causada por tumores, lesões ou hemorragias cerebrais, e doenças pulmonares agravadas, por exemplo.

Neurite Óptica

É uma inflamação no nervo óptico que leva a dor ocular, flashes de luz e perda da visão.  Costuma afetar um olho apenas. Pode estar relacionada a esclerose múltipla, sinusite, doenças virais como caxumba e inflamatórias como tuberculose. 

Costuma ocorrer em 15 a 20% dos pacientes com esclerose múltipla no início do diagnóstico e estima-se que pode se envolver em 50% destes pacientes em algum momento da vida, sendo mais frequente em mulheres de 20 a 40 anos.

Neurite retrobulbar

Já a neurite retrobulbar é a inflamação do segmento posterior do nervo óptico 

Ambliopia tóxica 

Similar a com a neurite retrobulbar, mas atinge ambos os olhos. 

Neuropatia óptica isquêmica 

É uma lesão no nervo óptico devido a obstrução do suprimento de sangue, que pode ser por uma inflamação arterial ou não. Em casos graves  pode ocorrer a perda indolor da visão repentina. É mais comum em idosos e pode estar associada à doença reumatológica e fatores de risco como tabagismo, hipertensão, aterosclerose, diabetes e apneia obstrutiva do sono. 

Celulite ocular

É uma infecção séria que pode atingir o nervo óptico ou sistema nervoso central,  e provocar cegueira. 90% dos casos são causados pela sinusite ou também pode se originar de outras infecções (dente, pele, etc) se alastrando para os olhos. Costuma se manifestar mais em crianças. Os olhos ficam vermelhos, as pálpebras inchadas, além de ter dor ao movimentar os olhos. Pode causar febre, visão dupla e até dificuldade para enxergar.

O diagnóstico e tratamento deve ser imediato.

São fatores de risco para desenvolvimento de problemas no nervo óptico o uso de alguns medicamentos, diabetes e uveítes.

A importância do diagnóstico precoce é fundamental, pois em muitos casos a perda da visão pode ser irreversível e ou seja não poderá ser recuperada.