Luzes na visão?
Quando esfregamos os olhos com força podemos ver alguns pontos de luz momentaneamente. Esses flashes de luz também são chamados de fotopsia. O fenômeno ocorre devido a fricção do vítreo que ativa as células fotorreceptoras. Mas nem sempre os flahes de luz na visão são apenas inofensivos e momentaneos e muitas vezes pode ser sinais de um problema ocular mais grave.
Primeiro precisamos entender: o que é vítreo? O humor vítreo é um gel transparente que preenche o globo ocular, que conserva o formato do olho, protege a retina e a mantém no lugar. Com o envelhecimento ele pode sofrer alterações, ficando mais liquefeito ou com mais opaco, por exemplo. Um dos principais distúrbios causados pela alteração no vítreo é chamado de moscas volantes.
Moscas Volantes
Assim como indica o nome, o sintoma principal deste problema é a sensação de que há moscas na visão. Quando fragmentos de tecido, proteínas ou partículas do vítreo condensam e se soltam da retina (grumos) ficam flutuando na cavidade ocular. Quando a luz passa por esses grumos, gera sombras na retina provocando o efeito das moscas volantes. O paciente costuma ver pontos escuros ou manchas na visão que incomodam, além de flashes luminosos. São vistos filamentos parecidos com teias de aranha, flutuando na visão, que podem ser notados melhor ao olhar para uma parede vazia, por exemplo, ou em situações de alta luminosidade.
As moscas volantes podem surgir devido ao envelhecimento, de forma natural ou podem ser sinal de alguns problemas oculares e em casos graves pode levar à cegueira. Esse distúrbio precisa ser acompanhado para que não ocorram complicações e agravamentos, evoluindo para um descolamento da retina e rasgos na retina, oclusão de veia da retina e até hemorragias. Em alguns casos as moscas volantes podem indicar inflamação ocular como uveítes, com sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão.
Descolamento de retina
Geralmente o descolamento de retina é indolor, assintomático e a perda de visão é progressiva, onde somente o médico Oftalmologista pode identificar e tratar o problema. Em alguns casos pode apresentar sintomas como flashes na visão, sensação de ter uma cortina ou véu sobre o olho afetado e manchas escuras ou moscas volantes.
Traumas oculares e lesões podem levar ao descolamento de retina, mas também doenças como pressão alta, diabetes, tumores e outros distúrbios que alteram o vítreo. Além do envelhecimento ser um grande fator de risco, o descolamento costuma ocorrer nas formas mais avançadas da retinopatia diabética e na alta miopia, em função de degenerações na periferia da retina.
Enxaqueca ocular
A enxaqueca com aura é um tipo de enxaqueca que pode causar sintomas como: flashes de luz, enxergar pontos luminosos/cintilantes, visão escura ou embaçada, formigamento, dificuldade em falar e ouvir e até a perda temporária de parte da visão. Nos olhos pode haver alteração no tamanho da pupila, queda da pálpebra e estrabismo temporário.
Retinopatia Diabética
A retinopatia é uma doença progressiva e silenciosa que lesiona vasos sanguíneos na retina. Os sintomas incluem flashes de luz no campo de visão, pontos flutuantes (manchas escuras/ pequenas “moscas volantes”), visão borrada/embaçada e perda de visão repentina.
Melanomas oculares
Melanomas são um tipo de câncer que acomete as células dos tecidos do corpo, inclusive os olhos. O melanoma ocular geralmente é assintomático, porém pode apresentar manifestações como manchas e flashes de luz na visão, pontos ou manchas nos olhos, dificuldade de enxergar, mudança de aspecto da pupila e olhos abaulados. São considerados fatores de risco o envelhecimento, exposição excessiva aos raios ultravioleta e pintas no olho.
Neurite Óptica
É uma inflamação no nervo óptico que leva a dor ocular, flashes de luz e perda da visão. Costuma afetar um olho apenas. Pode estar relacionada a esclerose múltipla, sinusite, doenças virais como caxumba e inflamatórias como tuberculose.
Ao sinal de qualquer sintoma, procure um médico Oftalmologista, pois somente esse especialista poderá realizar o diagnóstico correto.