
Cosméticos para os olhos: cuidados.

A região dos olhos é uma área muito sensível e o uso incorreto de maquiagens e cosméticos podem afetar a visão. Inicialmente, é muito importante lembrar de limpar o rosto e mãos antes de qualquer aplicação, para não contaminar a região provocando alguma inflamação ou infecção. Cuidado também com a proliferação de bactérias nas maquiagens, por isso observe o armazenamento e evite compartilhá-las.
Busque usar cosméticos apenas recomendados para a área dos olhos, e evite que caiam dentro dos olhos. Também evite passar maquiagem que bloqueie as glândulas sebáceas da pálpebra. O lápis na pálpebra pode obstruir os canais lacrimais, provocando inflamações e olho seco, por exemplo.
Prefira produtos hipoalergênicos e evite aqueles de procedência duvidosa, além disso observe o prazo de validade e não use itens vencidos.
O uso de produtos vencidos ou alergia podem desencadear a Blefarite que é uma inflamação nas pálpebras, que causa coceira, irritação, inchaço, vermelhidão, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz. Não é um distúrbio grave, porém se não diagnosticado ou tratado pode se agravar e evoluir para olho seco, cicatrizes nas pálpebras, inflamações e ulcerações na córnea.
Cílios postiços: cuidado ao aplicar, para não arranhar a região ocular. Observe a qualidade do produto, para que a cola não provoque reações alérgicas.
O uso incorreto de cílios postiços, por exemplo, pode provocar a Ceratite, que é uma inflamação da córnea que geralmente provoca vermelhidão, sensibilidade à luz (fotofobia), lacrimejamento, queimação/ardência ocular, além de dor nos olhos e mudança na visão, que pode ficar turva/embaçada.

As alergias oculares causam irritação nos olhos e sintomas como coceira, ardência, olhos vermelhos e lacrimejamento. As pálpebras podem ficar inchadas, assim como os bolsões abaixo dos olhos.
Brilhos e glitter: atenção redobrada no uso para não cair nos olhos, pois podem arranhar a córnea.
Cremes para a região dos olhos lápis e rímel: não deixe cair dentro do olho. Após o uso recomendado não esfregue os olhos. Sempre faça a remoção correta tanto de cremes quanto de maquiagens.
Lentes de contato: evite usar junto com maquiagem para não contaminá-las.
Cerca de 20% das mulheres têm problemas oculares devido à maquiagem (duas em cada 10), segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Por isso, use corretamente os produtos cosméticos para olhos e nunca esqueça de retirar a maquiagem antes de dormir. Fique de olho em sintomas como os mencionados e busque um Oftalmologista o quanto antes.
🤓 Atendemos mais de 70 planos e convênios
☎️ 19 3233-2564
📍 Instituto Penido Burnier: Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo | CAMPINAS