Conheça os tipos de cirurgias refrativas e as indicações
Saiba mais sobre os erros refrativos e as cirurgias como solução definitiva para correção de problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Os erros refrativos envolvem problemas de visão que estão relacionados à forma como a luz entra nos olhos e forma as imagens, prejudicando o foco. Com certeza você já ouviu falar em miopia, hipermetropia ou astigmatismo, não é mesmo? Esses são os principais vícios de refração, além da presbiopia, conhecida como ‘vista cansada’, que atinge pessoas com mais de 40 anos e afeta a nitidez.
Todos esses problemas têm tratamento e soluções modernas para correção e melhora da qualidade da visão. Porém muitas pessoas ainda não se atentam para realizar o acompanhamento oftalmológico para o diagnóstico.
Os erros refrativos são considerados como a doença ocular de maior prevalência mundial e atingem mais de 14 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de
Oftalmologia (CBO). Você sabia que eles estão entre as principais causas de deficiências visuais (principalmente entre crianças)?! Pois é, os problemas refrativos devem ser levados a sério, pois se não forem corrigidos podem levar a baixa visão, ambliopia, comprometimento do rendimento escolar nas crianças, perda de qualidade de vida, além de risco de acidentes em qualquer idade.
Com certeza você conhece alguém com um destes problemas! Com alta prevalência, os vícios refrativos atingem milhões de brasileiros:
Miopia
11 a 36% da população 23 a 74 milhões de pessoas |
Hipermetropia
34% da população 71 milhões de pessoas |
Presbiopia
18,3% da população brasileira (100% na população a partir dos 55 anos) |
Cirurgia refrativa: solução definitiva
Além dos óculos e lentes de contato, a cirurgia refrativa é uma solução mais eficaz para correção dos problemas refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Geralmente é indicada pelo oftalmologista para pessoas com mais de 18 anos, avaliando grau, pressão ocular, espessura e formato da córnea, e se existem contraindicações como doenças oculares que comprometam a cirurgia.
Segura e com muitos benefícios, a cirurgia devolve mais qualidade de vida e independência para todos, interferindo na autoestima e socialização também. Na maioria dos casos é possível se livrar dos óculos e lentes!
Como funciona?
De acordo com o Dr. Hilton Oliveira existem diversas técnicas da cirurgia a laser, variando na forma de aplicação da tecnologia. “Todas muito seguras, sofisticadas e minimamente invasivas”, ressalta. Os procedimentos são feitos com colírios anestésicos, sem internação ou pontos cirúrgicos. A recuperação é indolor e varia para cada método.
Confira os tipos de cirurgia refrativa a laser!
PRK
Com uma raspagem da camada epitelial, o excimer laser é aplicado na superfície da córnea, remodelando-a. A córnea é protegida com uma lente de contato terapêutica.
- Indicado para córneas mais finas e graus mais altos (moderado).
- Tem recuperação pós-operatória mais demorada do que o Lasik (aproximadamente 3 semanas).
LASIK
Com um aparelho, o microcératomo, é criada uma aba na córnea (flap) para aplicação do excimer laser no interior da córnea, corrigindo o grau. Depois essa aba é reposicionada.
- Indicado para graus mais baixos e casos mais simples.
- Tem recuperação rápida (poucos dias).
FEMTO-LASIK
Similar ao Lasik, conta com outro laser, o femtosegundo, para criar um flap ultrafino, com maior precisão.
- Indicado para graus mais altos.
- Tem recuperação mais rápida.
Implante Intraocular
Diferente da cirurgia refrativa, o implante intraocular não modifica a curvatura corneana e consiste na aplicação de lentes intraoculares, com ou sem remoção do cristalino. Pode ser realizada associada às cirurgias a laser. Sem pontos, a cicatrização é rápida. As lentes intraoculares corrigem o grau, a passagem da luz no olho e protegem a retina dos raios ultravioletas. São flexíveis (dobráveis) e adaptadas às necessidades de cada paciente. Podem ser de diversos tipos: monofocal esférica, asférica, monofocal asférica tórica, multifocal e multifocal tórica.
- Indicado para graus muito altos e córneas muito finas.
- Recuperação rápida e retorno às atividades em até 7 dias.
No Instituto Penido Burnier, referência em cirurgias oftalmológicas, existe toda uma estrutura preparada para acolher o paciente cirúrgico, equipe de enfermeiros, anestesistas próprios, garantindo toda segurança e comodidade na realização dos procedimentos com cuidados pré e pós-operatório.
Consulte nossa equipe e saiba mais sobre esses procedimentos!
WhatsApp: https://bitly.com/consultaoftalmo
Telefone: 19 3233-2564
Endereço: Instituto Penido Burnier Acesso direto na entrada da Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo.