Conheça a Córnea e seus distúrbios - Dr. Hilton Oliveira

Conheça a Córnea e seus distúrbios

A córnea é uma estrutura muito importante do nosso olho, que funciona como uma lente transparente natural, uma camada que além de proteger a íris e o cristalino, filtra e centraliza a luz na retina. Ela é um tecido fino repleto de terminações nervosas, envolvida pelo humor aquoso e lubrificada pelo filme lacrimal. A sua anatomia é dividida em sete camadas:

Filme lacrimal: recobre todo o olho, lubrificando e mantendo úmido.

Epitélio: camada externa composta de células com alta capacidade de regeneração.

Membrana Bowman: base do epitélio.

Estroma: tecido que sustenta e conecta a célula.

Camada de Dua: fica na parte de trás da córnea entre o estroma e a membrana de Descemet.

Camada de Descemet: reveste o estroma por dentro.

Endotélio: células hexagonais que recobrem a córnea por dentro.

Distúrbios da córnea

Existem diversos distúrbios que afetam esse tecido, entre elas as ectasias corneanas, conjuntivites, alergias, úlceras,  tumores, traumas que podem lesionar a córnea, distrofias e degenerações, alterações decorrentes de  glaucoma, herpes zóster oftálmico, síndromes raras, doenças auto imunes e deficiências nutricionais.

Ectasias corneanas

Para que a luz que entra no olho esteja bem focalizada e proporcione uma boa visão é muito importante a correta curvatura da córnea. Porém algumas doenças degenerativas podem afetar a córnea. Elas são progressivas, ocorrem em regiões diferentes da córnea e provocam  afinamento e protuberâncias que alteram a forma da córnea, como o ceratocone degeneração marginal pelúcida, ectasia pós cirurgia refrativa e ceratoglobo. Algumas dessas condições são raras, já o ceratocone é um dos problemas mais recorrentes, que afeta pessoas de todas as idades.

Ceratocone

Surgem de 4 a 600 casos de ceratocone por 100 mil pessoas no mundo e afeta cerca de 150 mil brasileiros a cada ano. O ceratocone causa a distensão e afinamento da córnea, modificando seu formato arredondado, espessura e a curvatura da córnea, deixando-a parecida como um cone. A doença vai se agravando com o tempo. Geralmente manifesta-se na adolescência e progride até os 35 anos de idade, quando pode estabilizar.

Além de questões genéticas, pode ser causado pela deficiência de colágeno na área ou pela coceira nos olhos, por exemplo. A pressão e força no ato de coçar pode modificar a estrutura da córnea. Por isso, todo cuidado é pouco na hora daquela coceirinha insistente no olho!

A visão pode ser corrigida com lentes de contato especiais e o problema pode ser contido por tratamentos mais modernos como anel intraestromal e crosslink link do colágeno corneano. Saiba mais sobre a doença e confira os tratamentos!

Opacidade da córnea

A córnea pode se tornar opaca, provocando dificuldade para a luz entrar e prejudicando a visão, que pode ficar turva, com fotofobia e irritação ocular, por exemplo. Pode surgir devido a diversos fatores, como inflamação na córnea, degeneração de traumas ou lesão ocular e sequelas de infecções, como ceratites. Também pode ser consequência de  uso incorreto de lentes de contato, deficiência de vitamina A, conjuntivite causada por herpes simples, glaucoma, tracoma, úlcera corneana  e outras doenças raras.

Inflamações

A inflamação pode ser resultante de um machucado ou até uma infecção provocada por vírus, fungos, bactérias ou protozoários. Problemas no filme lacrimal, como síndrome do olho seco, pode irritar os olhos e levar a uma  inflamação na córnea.

A ceratite é uma inflamação da córnea, que pode ser causada por agressões como traumas oculares, exposição UV, uso incorreto de lentes de contato ou de colírios, complicações de conjuntivites e procedimento pós-cirúrgicos, ou infecções de microorganismos (vírus, bactérias, fungos ou parasitas). Portanto, a depender da causa os sintomas podem variar, mas geralmente provoca vermelhidão, sensibilidade à luz (fotofobia), lacrimejamento, queimação/ardência ocular, além de dor nos olhos e mudança na visão, que pode ficar turva/embaçada. Por isso, também gera uma dificuldade em abrir os olhos.

Atenção especial para as lentes que estão em contato direto com a córnea e podem provocar traumas e infecções devido a higienização e armazenamento incorretos.

O risco maior de todos os problemas é não tratar a tempo e evoluir para complicações e até perda de visão.

Lacrimejamento, irritação ocular, visão embaçada e sem nitidez, fotofobia, dor… Os sintomas de problemas na córnea podem se confundir com inúmeras doenças oculares e somente o médico oftalmologista poderá realizar um diagnóstico correto.