Como é o pré-operatório da cirurgia refrativa? - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Como é o pré-operatório da cirurgia refrativa?

A independência do uso dos óculos e das lentes de contato é um dos principais benefícios da cirurgia refrativa! Ela é uma solução definitiva para correção de erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Minimamente invasiva, a cirurgia a laser possui duas formas de aplicação principais, a LASIK e PRK, ambas com eficácia e segurança comprovadas. Os procedimentos remodelam a córnea para que a refração da luz no olho seja corrigida. 

Mas não é todo mundo que pode fazer a cirurgia, é preciso uma avaliação completa do Oftalmologista para verificar se é indicada ou não. Em primeiro lugar é preciso ter no mínimo 18 anos para poder realizar o procedimento. Veja os demais pré-requisitos e necessidades pré-operatórios:

Saúde em dia!

O médico precisa saber do histórico de saúde do paciente e de todas as condições médicas, como doenças pré-existentes, medicamentos  usados, predisposições genéticas, entre outras questões. 

O paciente não deve ter doenças na córnea (ceratocone), ou catarata e glaucoma, doenças sistêmicas ou autoimunes que comprometam a cicatrização. 

Visão e condições oculares

Deve haver estabilidade do grau no olho durante um período a ser avaliado pelo oftalmo. Além disso uma série de exames será realizada para verificar as condições da córnea, detectar outras doenças, entre outros fatores.

A topografia da córnea ou Pentacam é um dos principais exames exigidos para mapear a córnea, medir curvatura. Já a paquimetria irá medir a espessura da córnea. O exame de fundo de olho, vai avaliar todas as estruturas dessa região (retina, nervos óptico, artérias, veias, entre outros). E também para análise, o mapeamento da retina pode identificar alterações que podem interferir na cirurgia e recuperação posterior.

A cirurgia refrativa é um procedimento rápido, a anestesia é feita com colírios e não há necessidade de internação ou de pontos cirúrgicos. A recuperação é indolor e relativamente rápida, variando de acordo com a técnica indicada. Como todo procedimento cirúrgico, existem cuidados importantes a serem seguidos pelo paciente.

Antes da avaliação oftalmológica para a cirurgia é recomendado parar de usar lentes de contato para não afetar a medição da córnea.

Na semana anterior é importante começar a fazer a limpeza dos  dos cílios com shampoo neutro e suspender  o uso de lentes de contato.

No dia antes do procedimento deve-se evitar uso de cremes, maquiagem e é preciso fazer a limpeza dos olhos para evitar infecções. Não precisa de jejum, mas não pode ingerir bebidas alcoólicas!

Lembrando que mesmo que a anestesia seja tópica (local) e não há internação, é  preciso um acompanhante.