Cirurgia de catarata: recuperação e cuidados
Conheça os cuidados necessários após a cirurgia de catarata e saiba mais sobre esse procedimento tão eficaz!
A catarata afeta o cristalino, uma estrutura transparente do nosso olho que funciona como uma lente natural. A doença provoca uma opacidade nessa região, prejudicando a entrada de luz e consequentemente a visão fica nublada e distorcida. Progressivamente o cristalino vai ficando mais opaco e a dificuldade para enxergar vai aumentando. Os sintomas principais são a falta de nitidez, com imagens turvas, visão de névoa com cores desbotadas.
É a maior causa de cegueira no mundo, e junto com os erros de refração são as principais causas de deficiência visual (75%). Geralmente é mais recorrente após os 50 anos de idade. 85% dos casos ocorre em idosos, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
A catarata senil aumenta a prevalência com o envelhecimento, em pessoas com menos de 65 anos (17%); entre 65 a 74 anos (47%) e acima de 75 anos (73%).
Mas a boa notícia é que a perda visual causada pela catarata é reversível: pode ser curada!
Cirurgia de catarata
Geralmente junto com a catarata é desenvolvida a miopia. O procedimento retira a catarata, corrige a visão e simultaneamente outros erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
A cirurgia é rápida e dura em média 15 minutos. Com a técnica da Facoemulsificação, aspira-se o cristalino opacificado por meio de uma microincisão de menos de 2 mm na córnea, retirando a catarata é realizado o implante intraocular, onde uma lente é colocada no espaço do cristalino.
As lentes intraoculares são de diversos tipos, adaptadas a cada necessidade, corrigem o grau, protegem a retina dos raios ultravioletas e não provocam rejeição. Reduzem ou anulam a dependência dos óculos, garantindo qualidade da visão, com cores vivas, maior definição de detalhes e nitidez.
A cirurgia de catarata é feita com anestesia local e não requer internação ou pontos cirúrgicos.
Como é o pós-operatório?
O paciente não sente dor. Deve permanecer na clínica até 3 horas para realização de procedimentos complementares e acompanhamento pós-cirúrgico. O curativo deve ser retirado no mesmo dia, ao chegar em casa.
Mesmo após o efeito dos anestésicos, a recuperação é indolor e rápida. É normal sentir por algumas horas algum desconforto, ardência e lacrimejamento. A visão fica embaçada temporariamente e em poucas horas vai retornando ao normal. Geralmente, no dia seguinte, já estará próxima de 100%. Mas ainda não se deve dirigir no primeiro dia.
Leva apenas de duas a três semanas para estabilização completa da visão.
O cuidado principal é usar os colírios nos horários prescritos, rigorosamente. Não pode usar maquiagem nem tomar banho de piscina para evitar infecções. Não é recomendado fazer esforço físico.
Outra recomendação importante é não esfregar os olhos, nem tomar pancadas na região ocular para evitar complicações. Por isso na hora de dormir, não se deve deitar sobre o olho, o ideal é dormir com a cabeça elevada.
Os óculos são indicados para proteção dos olhos e para leitura, após alguns dias, se a Lente Intraocular (LIO) escolhida for apenas para longe.
Existem complicações?
Podem surgir complicações como em qualquer procedimento cirúrgico, com ocorrência rara, as mais comuns são refração residual, corrigida com óculos; duplicidade de visão; opacificação da cápsula posterior; descolamento de retina, edema macular cistóide e edema de córnea, infecção, entre outras muito raras.
Além de voltar a enxergar com qualidade, cores vivas e foco, a melhora da acuidade visual também devolve a independência para realizar todas as atividades com segurança! Descubra os benefícios da cirurgia de catarata.
Converse com nossa equipe e saiba mais sobre o procedimento. Agende uma consulta!