Cílios, mais do que uma moldura dos olhos!
Quando você pensa em cílios, provavelmente você remete a questões estéticas, certo?! Mas os cílios são estruturas importantes dos olhos e também merecem cuidado!
Além de adornar nossas pálpebras, desempenham um papel fundamental na proteção dos nossos olhos! Essas pequenas vassourinhas, são uma barreira e protegem os olhos de poeiras e microrganismos que poderiam cair no globo ocular. Como um sensor, alerta o cérebro e por isso, fechamos as pálpebras rapidamente para proteger os olhos!
Confira algumas curiosidades sobre os cílios:
👁️ Além de realçar a beleza do olhar, ele também promove a difusão da luz, reduzindo o brilho excessivo, deixando mais confortável a visão.
👁️ Cada cílio é composto por uma raiz, um folículo piloso e uma haste. A raiz do cílio está alojada nas pálpebras, já o folículo piloso é responsável pelo crescimento do cílio e a haste é a parte visível, projetada para fora das pálpebras.
👁️ O ciclo de vida dos cílios pode durar de 3 a 5 meses. Depois disso eles caem naturalmente e novos cílios crescem para substituí-los em algumas semanas.
👁️ Em média, temos de 100 e 150 cílios em constante crescimento. E assim como os fios de cabelo, os cílios têm também ciclos de crescimento, repouso e queda.
👁️ Perdemos 5 fios por dia.
👁️ Os cílios têm comprimento médio de 10 mm
👁️ Com o envelhecimento, os cílios também ficam brancos.
Distúrbios mais comuns que afetam os cílios
Triquíase
Os cílios podem crescer com desvio para dentro do globo ocular, sendo um distúrbio chamado de triquíase. O problema gera irritação permanente (olho vermelho, sensação de areia ou corpo estranho nos olhos).
Blefarite
Você sabia que é possível ter caspas nos cílios?! Pois esse é um dos sintomas da blefarite, que é uma inflamação nas pálpebras. Provoca coceira, irritação, inchaço, vermelhidão, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz. Não é um distúrbio grave, porém se não diagnosticado ou tratado pode se agravar e evoluir para olho seco, cicatrizes nas pálpebras, inflamações e ulcerações na córnea.
Rosácea
Os ácaros nos cílios podem estimular o desenvolvimento da rosácea ou agravá-la. A rosácea é uma inflamação que pode atingir a conjuntiva e a córnea principalmente, levando a complicações como queratite inflamatória, blefaroconjuntivite, esclerite e edema ocular. A rosácea ocular provoca sintomas similares a uma conjuntivite, como irritação e vermelhidão nos olhos, fotofobia, visão embaçada, ardência e coceira. Quando a condição é extrema, em olhos muito secos por exemplo, sem o tratamento adequado pode evoluir para perda da visão ou cegueira.
Ceratite
A ceratite é uma inflamação da córnea, que pode ser causada por agressões, uso incorreto de cílios postiços, por exemplo. Geralmente provoca vermelhidão, sensibilidade à luz (fotofobia), lacrimejamento, queimação/ardência ocular, além de dor nos olhos e mudança na visão, que pode ficar turva/embaçada. Por isso, também gera uma dificuldade em abrir os olhos.
Mandarose
Esse é o nome para a perda de cílios ou sobrancelhas. A mandarose deixa as pálpebras avermelhadas e é possível apresentar coceira. O problema pode ser causado por blefarite, dermatites, entre outros. É preciso diagnóstico para avaliar as causas e tratar. A madarose pode agravar, indo desde a escassez até o desaparecimento total dos fiozinhos.
Cuidados com maquiagens
Muitas pessoas recorrem a rímeis e extensões de cílios para realçar ainda mais a aparência e é preciso muito cuidado no uso desses recursos para não afetar a saúde dos olhos e a visão.
Cílios postiços
É preciso cuidado na colagem de fios. Eles podem ser sintéticos, de seda ou outros materiais, usados com uma cola especial. Certifique-se que você não tem nenhuma alergia ao produto e siga a recomendação de aplicação com cuidado para não atingir dentro dos olhos. Os cílios postiços devem ser utilizados por um dia apenas, e devem ser descartados após o uso, não os reutilize!
Maquiagem
No uso de rímel, delineadores e similares, procure produtos confiáveis, de qualidade, dentro do prazo de validade, e aplique com cuidado para não cair nos olhos. Não compartilhe maquiagens e não utilize itens vencidos!
Limpeza
Em geral, é recomendada a limpeza diária higienizando essa área externa dos olhos, removendo impurezas, gorduras e secreções dos cílios, evitando proliferação de bactérias e fungos, coceira, irritação ou problemas decorrentes de infecções e inflamações com blefarite e conjuntivite. Use água corrente e shampoo neutro.
🚿 Não esfregue os olhos, evitando cair cílios nos olhos que podem arranhar a córnea e provocar irritações.
🧼 Não friccione as pálpebras na limpeza, faça movimentos suaves, circulares.
🧴 Uso demaquilantes/removedores de maquiagem recomendados para os olhos, e não arrisque com produtos que não são adequados
👁️Não toque no globo ocular com cotonetes, pinças e outros.