Ardência nos Olhos: o que pode ser? - Dr. Hilton Oliveira

Ardência nos Olhos: o que pode ser?

A ardência nos olhos é um incômodo frequente que pode estar associada a diversas causas. Essa sensação de queimação pode ser desencadeada por diversos fatores como alergias e até problemas oculares mais sérios.

Reações alérgicas podem frequentemente causar ardência ocular, além de coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Os alérgenos podem ser a pelos de animais, pólen, produtos de limpeza ou até mesmo maquiagens. Porém, outros problemas oculares podem estar associados à ardência acompanhados de outros sintomas, confira os mais comuns!

Conjuntivite

A conjuntivite é um distúrbio ocular que afeta a conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. É uma inflamação causada por diversos fatores e pode ser de três tipos diferentes:  infecciosa, alérgica ou tóxica. Entretanto, possuem sintomas comuns como vermelhidão dos olhos e lacrimejamento, além da ardência. Também é muito comum a sensação de areia nos olhos, coceira e inchaço das pálpebras.

Síndrome do Olho Seco

Causada por alterações na quantidade e qualidade da  composição lacrimal, o Olho Seco afeta a córnea e a região conjuntiva. A ardência ocular é um dos sintomas, acompanhada de um grande desconforto, irritação/ vermelhidão, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, visão borrada, fotofobia e coceira.

Se não tratado pode evoluir para complicações como inflamações, lesões, úlceras e em casos extremos, perda de visão. Por isso é importante o diagnóstico e tratamento oftalmológico.

Blefarite

grátis Foto profissional grátis de chorando, emocional, infeliz Foto profissional

Causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas, a Blefarite pode ser infecciosa (bacteriana, fúngica ou viral) ou não (seborreica). O problema provoca ardência, caspas nos cílios, coceira, irritação, inchaço, vermelhidão, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz. Se não diagnosticado ou tratado pode se agravar e evoluir para olho seco, cicatrizes nas pálpebras, inflamações e ulcerações na córnea.

Herpes Ocular

Essa infecção é causada pelo vírus do herpes simplex (HSV), o mesmo do herpes labial (e não tem nada a ver com o tipo genital). Os sintomas nos olhos incluem ardência, vermelhidão, lacrimejamento, visão turva e até dor no local. Podem ocorrer inflamação na pele das pálpebras  e na córnea. Se a infecção na córnea não for tratada corretamente pode provocar perda de visão. Vale ressaltar, que a doença pode reincidir quando a imunidade estiver baixa. É transmissível pelo contato com saliva, lágrima, secreções do nariz e lábios.

Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC)

O uso prolongado das telas eletrônicas pode causar ardência nos olhos, cansaço visual, visão embaçada, vermelhidão, secura ocular, dor de cabeça, entre outros sintomas. 90% das pessoas que utilizam computador por mais de 3 horas por dia sofrem com algum sintoma da SVRC, segundo Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Pterígio

Conhecido como “carninha do olho”, esse problema ocular provoca crescimento de tecido na conjuntiva se estendendo até a córnea. A lesão vai progredindo, podendo provocar astigmatismo e afetar a visão em casos mais graves. Os principais sintomas além da ardência ocular são: vermelhidão, sensibilidade à luz e constante irritação ocular. O  principal fator de risco é a exposição ao sol, também olho seco e a exposição excessiva a outros fatores como fumaça, areia, vento, pólen, entre outros. Ocorre com maior frequência em homens de 20 a  40 anos

☎️ 19 3233-2564

📲𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣: 19 3233-2564