
Problemas que não impactam na nitidez da visão – Parte 2

Está enxergando bem e acha que não tem nenhum problema de visão?
Confira nesse segundo texto problemas oculares que não impactam na acuidade visual mas interferem na saúde ocular, com risco de complicações.
Pterígio
Chamado também de “carninha do olho”, ocorre quando há o crescimento de tecido na conjuntiva se estendendo até a córnea. Pode ser provocado pela alta exposição solar e também fatores como fumaça, areia, vento, entre outros. Os principais sintomas são vermelhidão ocular, ardência, queimação sensibilidade à luz e constante irritação ocular.
Se não for tratado pode evoluir para complicações: como astigmatismo e a progressão da lesão pode afetar a visão em casos mais graves.
Moscas volantes
São manchas escuras e filamentos que parecem flutuar no campo de visão. Ao olhar para uma parede vazia pode perceber mais facilmente esses pontos escuros, manchas parecidas com teias de aranha. Geralmente surge por causa do envelhecimento, afetando o humor vítreo (fluído que preenche o globo ocular) ou por problemas na retina.
Se não for tratado pode evoluir para complicações: como descolamento da retina e rasgos na região.

Olho seco
A secura afeta a córnea e a região conjuntiva, além de desconforto, os sintomas do ressecamento ocular incluem irritação, vermelhidão e queimação. Os sintomas de olho seco também podem indicar a presença de outros problemas, como blefarite, pterígio e ceratocone, por exemplo.
Se não for tratado pode evoluir para complicações: como inflamações, lesões, úlceras e em até, perda de visão. Por isso é importante o diagnóstico e tratamento oftalmológico.