Problemas que não impactam na nitidez da visão - Parte 1 - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Problemas que não impactam na nitidez da visão – Parte 1

Está enxergando bem e acha que não tem nenhum problema de visão?

Cuidado! Pois existem problemas oculares que não impactam na acuidade visual, ou seja, a nitidez da visão não se altera, mas interfere na saúde ocular. Confira nesse primeiro post alguns dos problemas mais comuns e suas possíveis complicações:

Conjuntivite

A conjuntivite é um distúrbio ocular que afeta a conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. É uma inflamação causada por diversos fatores e pode ser de três tipos diferentes:  infecciosa, alérgica ou tóxica. Os sintomas mais comuns que aparecem em todos os tipos de conjuntivite são a coceira, vermelhidão dos olhos, lacrimejamento e ardência. Às vezes, esses sintomas podem ser confundidos com alergia ocular e passarem despercebidos.

Se não for tratado pode evoluir para complicações: ceratite (lesão na córnea), úlcera de córnea e, em casos raros, perda de visão

Blefarite

A blefarite é uma inflamação na pálpebra que é causada geralmente por infecções ou inflamações bacterianas ou também está relacionada às glândulas sebáceas próximas às pálpebras. Os principais sintomas são coceira, irritação, inchaço, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz.

Se não for tratado pode evoluir para complicações: como terçol e conjuntivite

Terçol 

O terçol costuma incomodar, sensação de corpo estranho, provocar dor, deixa a pálpebra inchada, olhos lacrimejando e fotofobia (sensível à luz). Diferente da conjuntivite que é viral, ele é uma inflamação bacteriana (folículos ciliares infectados por estafilococo) que provoca obstrução das glândulas sebáceas, criando acúmulo de pus.

Se não for tratado pode evoluir para complicações: celulite ocular, necrose do tecido da região e a infecção pode se espalhar pelo rosto.

Olho seco 

A secura afeta a córnea e a região conjuntiva, além de desconforto, os sintomas do ressecamento ocular incluem irritação, vermelhidão e queimação. Os sintomas de olho seco também podem indicar a presença de outros problemas, como blefarite, pterígio e ceratocone, por exemplo.

Se não for tratado pode evoluir para complicações: como inflamações, lesões, úlceras e em até, perda de visão. Por isso é importante o diagnóstico e tratamento oftalmológico.