Miopia Infantil & Óculos
Pesquisas apontam que 60% das causas que comprometem a visão infantil são tratáveis e podem ser prevenidas, porém, mais de 500 mil crianças no mundo ficam cegas por ano, de acordo com dados do IABP (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira).
Os distúrbios refrativos estão as principais causas de deficiências visuais, afetando muitas crianças. Atingem 8% das crianças menores de 4 anos e 22% de até 9 anos. A miopia, a hipermetropia e o astigmatismo surgem na infância e podem se agravar com o tempo. A taxa anual de progressão da miopia é mais rápida com menos de 10 anos de idade, e mais elevada quando há miopia grave. A miopia axial que aparece na infância, por exemplo, provoca graus bem altos.
São mais 23 milhões de crianças em idade escolar que sofrem com problemas de refração interferindo no desempenho, de acordo com dados da OMS (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Venezuela). 80% das crianças em idade escolar no Brasil nunca fizeram exames oftalmológicos! Um alerta, pois a ida ao oftalmologista é um cuidado preventivo essencial.
A miopia
A miopia é um erro refrativo que afeta a visão para longe. Envolve a refração da luz no interior do olho, ou seja, ela entra no olho formando a imagem antes da retina, porque os raios convergem em um ponto antes, como se o olho fosse maior, então altera a qualidade da visão para longe, dificultando o foco.
O problema envolve alterações em duas regiões, a córnea e o cristalino, que podem ter curvaturas diferentes. Na miopia os olhos são mais compridos e com córneas geralmente mais curvas. Considerando os fatores genéticos, a maior parte dos casos são hereditários. É possível ser desenvolvida em quem tem ceratocone ou em outros casos. Os principais sintomas são visão embaçada, pois os objetos distantes aparecem desfocados. O míope realiza o esforço para enxergar o que está longe, apertando os olhos. Assim, são frequentes as dores de cabeça e lacrimejamento.
Os graus da miopia são avaliados em baixa (até 3 graus), moderada (de 3 a 6 graus) e alta (mais de 6 graus).
Alta miopia
Estima-se que aproximadamente 10% da população mundial terá alta miopia até 2050 (950 milhões de pessoas), segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia. São mais de 5 milhões de brasileiros com alta miopia. É um distúrbio grave, pois a alta miopia traz risco de desenvolver outras doenças oculares, como o descolamento de retina, podendo até levar à cegueira. Confira os tratamentos aqui.
Tecnologia nova em lentes
Em nosso consultório dispomos das melhores tecnologias, como as lentes de óculos inovadoras para crianças com miopia, com tecnologia de desfocagem periférica (Defocus Incorporated Multiple Segments). Ela desacelera a progressão da miopia em 60% e corrige o defeito visual em toda a sua superfície, com uma área de tratamento em forma de anel para retardar a progressão da miopia. O foco alternado e a área de desfocagem proporcionam uma visão clara e tratam a miopia simultaneamente. As lentes contam com revestimento resistente ao impacto e anti-reflexo especial fácil de limpar.
Quer saber mais?! Agende uma consulta e nossa equipe irá atendê-lo com todo cuidado e informações sobre as soluções disponíveis.