Como a gravidez afeta os olhos?!
Durante a gestação a mulher sofre mudanças na região ocular também, em decorrência de alterações hormonais e vasculares. Confira!
A gestação muda todo o corpo da mulher, e também provoca alterações na visão. Os olhos são regiões sensíveis e por causa dos aumento de hormônios e alterações vasculares, pois existe mais sangue circulando no corpo da futura mamãe!
Mas não precisa ficar preocupada, é normal ocorrerem alguns distúrbios, que em sua maioria são temporários! Confira:
Olho Seco: o estrógeno afeta a produção lacrimal e essa falta de lubrificação provoca ardência, sensação de areia e lacrimejamento.
O uso de colírios lubrificantes auxiliam nesse caso, mas só devem ser recomendados pelos oftalmologista. Cuidado com automedicação! Alguns colírios podem ter substância tóxicas e que podem afetar o bebê.
Fotofobia: a sensibilidade à luz também é resultado do problema de lubrificação ocular.
Mudança no grau: a córnea pode sofrer alterações de curvatura, o que acarreta em mudanças refrativas. Alguns estudos apontam que a responsável é a progesterona, que afeta o colágeno da córnea.
Isso também pode agravar o ceratocone e a miopia nesse período!
Consequentemente sintomas como visão embaçada, manchas e falta de nitidez podem acometer a visão da gestante temporariamente.
Também podem ser indicativos de pressão alta, que deve ser acompanhado.
A progesterona alta, junto a retenção de líquidos (comum na gravidez) pode causar inchaço das pálpebras.
Diabetes: quem já tem a doença, precisa realizar o exame de fundo de olho para verificar alterações na retina. Já na diabetes gestacional, o hormônio HPL provoca um aumento de açúcar no sangue que podem danificar os vasos sanguíneos da retina, alterando nitidez e foco, provocando perda de visão em alguns casos. Se não for cuidado, existe risco de desenvolver problemas como retinopatia diabética, hemorragia vítrea e glaucoma.
👀 Alguns cuidados importantes são:
👁 Não se automedicar.
👁 Verificar por meio da consulta regular oftalmológica a doenças preexistentes para cuidar e evitar progressão e agravamento.
👁 Proteger os olhos dos raios UV.
👁 Evitar ambientes secos, com ar-condicionado, que agravam o olho seco.
👁 Faça pré-natal e acompanhamento com seu médico: a toxoplasmose, a rubéola e o herpes genital, se não cuidados, podem levar a deficiência visual e até cegueira.
O ideal é continuar sempre com o acompanhamento médico e oftalmológico, tanto da mamãe, quanto do bebê.
Consulte o oftalmologista.